Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A perícia médica do INSS está sendo realizada depois de um pente fino feito nos benefícios de incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Cerca de 85 mil beneficiários ainda não agendaram o exame e vão ter até esta sexta-feira (19) para solicitar. Quem não agendar a perícia do pente-fino corre o risco de ter o pagamento suspenso.
O INSS informa que a partir desta sexta-feira, o auxílio-doença de quem ainda não fez o agendamento para a realização da perícia já poderá ser cortado.

No entanto, mesmo após o fim do prazo de agendamento, você ainda poderá agendar a perícia para evitar o corte do pagamento. O segurado não deve esperar o pagamento ser suspenso no banco para pedir o agendamento da perícia, isso porque, desta forma, ficará mais complicado a reativação.

Os segurados que estão recebendo o auxílio-doença há mais de seis meses e ainda não receberam a carta de convocação do INSS e estão em duvida se foram convocados ou não, o Instituto esclarece que basta a pessoa conferir se seu nome consta do edital de convocação, acessando o site https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-convocacao-347888278 (Também será possível ter informações através da Central de Atendimento 135).

Não será necessário comparecer a uma agência do INSS para fazer a solicitação. Ela deverá ser feita de forma remota:
pelo site, aplicativo de celular ou pela central 135 (de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas).

Se você decidir solicitar pelo Meu INSS, bastar seguir o passo a passo:

  • Faça login no Meu INSS.
  • Em seguida clique em “Do que você precisa?” e escreva “Agendar Perícia”.
  • Após, clique em “Novo Requerimento”.
  • Depois escolha entre “Perícia Inicial”, se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação”, se já estiver em benefício.
  • Siga as orientações que aparecem na tela
  • Informando os seus dados necessários para concluir o pedido.

Documentos necessários

No dia da perícia médica você deverá apresentar os seguintes documentos:

carteira de identidade, CPF, laudo médico contendo CID (Classificação Internacional de Doença) e a descrição da doença e exames médicos recentes que comprovem a doença.

Quem não fizer o agendamento para o atendimento na perícia médica vai ter seu benefício suspenso nos primeiros 30 dias. Após 60 dias, o seu pagamento será cancelado.

De acordo com a Previdência Social, não precisarão fazer a perícia médica os aposentados por invalidez e os pensionistas com mais de 60 anos, e os que recebem o benefício há 15 anos ou mais e têm 55 anos de idade, além dos portadores de HIV.

Quem não puder se deslocar de casa para ir ao posto do INSS poderá fazer o agendamento pela central 135 (a perícia poderá ser realizada em casa ou nos casos de internação, no hospital).

O post Termina nesta sexta-feira o prazo para agendar perícia médica do INSS apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui