FGTS

O  Lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já tiveram seus depósitos concluídos em 2021 pela Caixa Econômica Federal. Foram repassados aos trabalhadores R$ 13 bilhões que tinham direito ao benefício. O próximo depósito só ocorrerá em 2022.

Todos os trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas do FGTS vão ter direito ao benefício, para isso será necessário que em 31 de dezembro de 2020, essas contas estivessem com saldo positivo.

O trabalhador recebe o lucro do FGTS de acordo com o valor disponível em conta na data acima citada.

Quem terá direito e quando receber em 2022?

Para ter direito ao saque do lucro do FGTS em 2022, será necessário que você tenha saldo de FGTS até dia 31 de dezembro de 2021

De acordo com a Lei n° 13.446/2017, o repasse do lucro do FGTS deve ocorrer sempre no mesmo período:

O repasse do lucro do FGTS será proporcional ao saldo de conta vinculada no dia 31 de dezembro do exercício-base e deverá ocorrer até 31 de agosto do ano seguinte ao exercício de apuração do resultado, ou seja até 31 de agosto de 2022.

Como a correção será aplicada somente no dia 31 de dezembro, ainda não há nenhuma previsão sobre quanto será repassado aos trabalhadores, ou qual será a porcentagem.

O que é Lucro do FGTS?

A Distribuição de Resultado do FGTS é uma medida legal que tem como objetivo elevar a rentabilidade das contas vinculadas do trabalhador, por meio da distribuição de resultado do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

A Lei nº 13.446 assinada em 25 de Maio de 2017 definiu que cabe ao Conselho Curador do FGTS autorizar a Distribuição de Resultado do FGTS, e a Caixa operacionalizar o crédito nas contas do FGTS dos trabalhadores que tenham esse direito.

Esse valor é obtido por meio da multiplicação do saldo existente na sua conta pelo índice de distribuição aprovado pelo Conselho Curador do FGTS.

O post Lucro do FGTS: quando será liberado o saque? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui