O INSS garante diversos benefícios aos seus segurados, a aposentadoria é um dos mais famosos e desejados, pois funciona como uma recompensa depois de muitos anos dedicados ao trabalho.
O que várias pessoas desconhecem é que tanto a aposentadoria quanto os outros benefícios do INSS podem ser bloqueados em algumas situações.
Fique por dentro das particularidades desse tema no decorrer do artigo.
Situações que podem causar o bloqueio do benefício do INSS
Não fazer a prova de vida
A prova de vida é uma estratégia estabelecida legalmente que ocorre todos os anos.
Qual é a finalidade da prova de vida?
Evitar fraudes e pagamentos incorretos. Os aposentados, pensionistas e cidadãos que recebem benefícios assistenciais têm a obrigação de fazer a prova de vida.
Não passar pela perícia médica do INSS
A perícia médica do INSS é uma maneira de comprovar que o segurado realmente cumpre os critérios determinados pela autarquia para a concessão do benefício (auxílio por incapacidade temporária ou aposentadoria por incapacidade permanente).
Consequências de não comparecer na perícia médica
O segurado que não é submetido à perícia médica, corre o risco de ter o benefício suspenso ou do INSS não conceder o provento (em casos de requerimento).
Suspeita de fraude
Frequentemente, o INSS faz um levantamento dos dados dos seus beneficiários. Quando há suspeita de fraude, o segurado pode ter o benefício cancelado.
O que acontece quando o segurado é suspeito de fraude?
Nessas situações, um processo de apuração de fraude ou de inconsistência de informações é iniciado, enquanto isso o benefício pode ficar bloqueado.
Receber o salário-maternidade
O salário- maternidade é garantido pelo INSS para as pessoas que necessitam se ausentar do trabalho por motivo do nascimento do filho, adoção ou guarda judicial com a finalidade de adoção, ou abordo não criminoso.
Por que o recebimento do salário-maternidade pode afetar a aposentadoria?
Quando a contribuinte recebe o salário-maternidade, a aposentadoria ou qualquer outro benefício do INSS fica suspenso, pois a autarquia não autoriza mais de um provento aos seus segurados.
Prisão do beneficiário
Nesse caso, a aposentadoria fica suspensa e só será desbloqueada quando esse cidadão estiver novamente em liberdade. Durante o período de detenção do segurado, os familiares podem receber o auxílio-reclusão.
Como podemos definir o auxílio-reclusão?
É um benefício concedido pelo INSS aos dependentes (cônjuges, filhos, pais, irmãos) do segurado de baixa renda, preso em regime fechado.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post Quando o segurado do INSS pode perder o benefício? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui