Revisão da vida toda, quem pode pedir e quais documentos necessários

A revisão da vida toda estava em votação junto ao STF desde o mês de junho do ano passado e sua aprovação estava sendo aguardada pelos aposentados e pensionistas do INSS. 

No entanto, na última sexta-feira dia 25 a revisão da vida toda recebeu um parecer favorável, sendo finalmente aprovada pelo Supremo Tribunal Federal.

Com sua aprovação muito se tem falado sobre o tema e dúvidas têm surgido sobre quem pode solicitar essa revisão e os documentos necessários e é isso que vamos te explicar no artigo de hoje. 

Quem pode solicitar a revisão da vida toda? 

O primeiro passo para saber quem pode solicitar é primeiro entender do que se trata essa revisão para então saber se você pode ou não se beneficiar com ela.

O INSS utiliza para calcular o valor da aposentadoria dos beneficiários as contribuições realizadas junto ao instituto a partir de julho de 1994, desta forma, tudo aquilo que foi contribuído antes desta data não é contabilizado. 

No entanto, essa situação pode prejudicar aqueles segurados que realizaram maiores contribuições junto ao INSS antes desta data e realizaram contribuições menores após julho de 1994, desta forma seu benefício pode vir com um valor menor já que suas contribuições com maior valor não foram contabilizadas. 

Desta forma, a revisão da vida toda veio para ajudar esses contribuintes considerando todas as contribuições realizadas durante a vida do segurado, para então realizar o cálculo da aposentadoria.

Confira quais são os benefícios que você está recebendo para solicitar a revisão da vida toda: 

  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  • Aposentadoria por Idade
  • Aposentadoria Especial
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência
  • Aposentadoria por Invalidez
  • Pensão por Morte
  • Auxílio-Doença.

 Mesmo ao receber um dos benefícios mencionados acima só podem solicitar a revisão da vida todos aqueles que:

  • Começaram a realizar contribuições junto ao INSS antes de julho de 1994
  • Tiveram seu benefício previdenciária liberado após 29 de novembro de 199
  • Receberam o primeiro pagamento do benefício nos últimos dez anos (afastando a decadência)
  • Conseguiram se aposentar pelas regras antigas, ou seja, antes da reforma da previdência. 

Quais documentos necessários para a revisão da vida toda? 

Ao buscar um advogado para solicitar a revisão da vida toda é importante separar a documentação necessária para avaliação da sua situação, sendo esses documentos:

  • CNIS — Cadastro Nacional de Informações Sociais (retirado pelo Meu INSS);
  • carta de concessão (retirado pelo Meu INSS);
  • em alguns casos será necessário o processo administrativo de concessão do benefício (retirado pelo Meu INSS);
  • processo judicial de concessão do benefício (ou o número do seu processo, caso possua);
  • carteiras de trabalho;
  • carnês de contribuição, entre outros.

Procure um bom advogado para te auxiliar. 

Contar com a ajuda de um advogado caso deseje solicitar a revisão da vida toda é de extrema importância, afinal o que muitos não sabem é que realizada erroneamente o segurado pode ter o valor do seu benefício reduzido. 

Sendo assim, um advogado previdenciário te ajudará a avaliar todo o seu caso, realizar os cálculos e avaliar se a revisão é uma boa para sua situação.  

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

O post Revisão da vida toda, quem pode pedir e quais documentos necessários apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui