Em decreto publicado no Diário Oficial da União, no último dia 18 de março, foi determinado que o 13º salário de aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS, será pago antecipadamente este ano.
Conforme a portaria, os pagamentos ocorreram em duas parcelas, começando ainda no próximo mês de abril. Como de costume, o cronograma de repasses irá dividir os segurados em dois grupos – quem recebe um salário mínimo (R$ 1.212 em 2022) e quem é contemplado com quantias maiores que o piso nacional.
Parcelas do 13º salário em 2022
Confira como serão pagas às duas parcelas do 13º do INSS, segundo o decreto que autorizou o pagamento adiantado:
- Primeira parcela: corresponderá a 50% do benefício recebido, será paga entre os dias 25 de abril a 6 de junho;
- Segunda parcela: corresponderá aos 50% restantes, e será liberada entre os dias 25 de maio e 7 de junho.
O valor total do 13º corresponde a quantia recebida pelo benefício mensal, todavia, somente ganha o valor integral segurados que irão receber o benefício do INSS durante os 12 meses de 2022.
Por sua vez, quem teve o benefício concedido após janeiro, receberá o proporcional a quantidade de meses de concessão este ano. No caso de quem for contemplado a partir de maio, o 13º será pago em uma parcela única somente em novembro, também no valor proporcional aos meses em que o benefício foi concedido.
Cronograma de pagamentos do 13º, em 2022
Como brevemente dito, o cronograma foi dividido em dois, de modo que primeiro recebem os segurados que recebem um salário mínimo, para assim, em seguida começar a contemplar os beneficiários que ganham acima de um salário.
Cabe ressaltar que os calendários são ordenados conforme o final do número do benefício, lembrando sempre de desconsiderar o dígito após o traço.
Calendário para quem ganha um salário mínimo
Calendário para quem ganha acima de um salário mínimo
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post Aposentados recebem o 13.º ainda em abril. Veja o calendário apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui