Mediante ao fim da liberação do abono salarial ano-base 2020, muitos brasileiros já questionam quando serão efetuados os pagamentos do benefício referente aos meses trabalhados em 2021.
Para responder tal questionamento, é necessário entender como funciona a liberação do abono salarial. Neste sentido, o benefício é concedido anualmente aos empregados da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram de carteira assinada durante o ano-base.
O valor do programa, tradicionalmente, é pago no ano posterior ao ano de apuração, ou seja, em tese, o abono salarial para quem exerceu atividade em 2021, deveria ser concedido em 2022.
Contudo, no último ano, o PIS foi adiado, deixando os trabalhadores confusos quanto à liberação do benefício. Sendo assim, muitos brasileiros acreditaram que o pagamento em 2022, seria dobrado, de modo que contemplaria os abonos do ano-base 2020 e 2021.
Quando será pago o abono ano-base 2021
Como previamente dito, o abono salarial para quem atuou de carteira assinada em 2020 já foi liberado em 2022. Quanto ao abono referente aos meses trabalhados em 2021, a liberação dos recursos somente deve acontecer em 2023.
Em outras palavras, quem trabalhou em 2021, terão acesso ao benefício no próximo ano. Isto ocorre, pois, dificilmente teremos uma nova rodada este ano, devido ao orçamento apertado
Nesta linha, os R$ 20 bilhões em recursos destinados ao abono de 2021, integraram o orçamento da união de 2023. Segundo o divulgado, o montante será distribuído para cerca de 23 milhões de trabalhadores. O calendário, será divulgado em janeiro do próximo ano,
Quem tem direito ao PIS/Pasep?
Assim como outros benefícios governamentais, o abono salarial possui determinadas regras de concessão, ou seja, para receber o PIS/Pasep, será que cidadão se enquadre nos seguintes requisitos:
- Possuir pelo menos 5 anos de inscrição no PIS/Pasep;
- Ter atuado de carteira assinada por, ao menos, 30 dias durante o ano-base;
- Ter recebido uma remuneração de, em média, dois salários mínimos no decorrer do ano-base;
- Por fim, o empregador deve ter repassado devidamente os dados do trabalhador ao RAIS (Relação Anual de Informações Pessoais).
Em todo caso, para saber ao certo, se o benefício será recebido, é possível verificar esta informação via internet ou por ligação.
No caso do PIS, destinado a empregados da iniciativa privada, a consulta pode ser feita através do site da Caixa Econômica Federal, aplicativo Caixa trabalhador, app Carteira Digital de Trabalho ou pela central de atendimento do banco – ligando no número 0800 726 0207
Para os servidores públicos, a consulta do Pasep, está disponível nos seguintes canais: Carteira Digital de Trabalho, ou nos canais do Banco do Brasil (BB). A central de atendimento da instituição segue os seguintes números: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 729 0001 (demais municípios), 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
O post PIS/Pasep: trabalhei ano passado, quando recebo o abono? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui