Imagem por @somemeans / freepik

O auxílio-doença é o benefício previdenciário concedido pelo INSS ao trabalhador que está impossibilitado de exercer sua função em razão de doença, recomendação médica ou acidente.

Poderá requerer o benefício de auxílio por incapacidade temporária o trabalhador que estiver incapacitado por mais de 15 dias para o trabalho, que tenha qualidade de segurado, e que conte com mais de 12 meses de contribuição para o INSS.

Porém muitas pessoas que solicitaram o beneficio recentemente tem duvidas quando a sua analise, e é sobre isso que vamos falar agora!

Auxílio doença em análise

O auxílio doença em análise significa que o INSS está validando as informações para responder se você tem ou não direito ao pedido solicitado.

A contagem do prazo irá iniciar dependendo do benefício requerido. Aqueles que não precisam da realização de uma perícia médica, iniciam quando é feito o requerimento. 

Já no caso do auxílio doença o prazo irá começar a após serem finalizados esses procedimentos. O órgão previdenciário terá de analisar em até 45 dias as solicitações de auxílio doença.

Caso o prazo da analise não seja cumprido é preciso entrar com mandado de segurança solicitando a análise imediata do benefício.

O Mandado de Segurança é uma espécie de ação judicial, onde você explicará ao juiz que o INSS violou o prazo legal na hora de analisar seu benefício, afetando seu direito a ter uma resposta do Instituto.

Como consultar o resultado do meu pedido?

O resultado e o agendamento da perícia médica para benefícios como auxílio doença, podem ser realizados da seguinte forma: 

  • Entre no Aplicativo ou site do INSS;
  • Informe seu CPF ou realize um cadastro;
  • Busque a opção “Resultado do benefício por incapacidade”;
  • Estará disponível um documento para download com o resultado da perícia e se o benefício foi ou não concedido ou mantido    

Resultados

Ao consultar o resultado da sua solicitação, você vai se deparar com alguns dos seguintes termos:

  1. Pré-habilitado
  2. Habilitado
  3. Deferido/Concedido
  4. Indeferido

Pré-habilitado

Significa que sua solicitação está sendo processada, portando, já foi registrada no sistema do INSS mas ainda não foi analisada.

Habilitado

Significa que seu pedido está apto para a análise do INSS, muitas pessoas confundem habilitado com deferido, mas vale lembrar que há diferença. Confira abaixo.

Deferido/Concedido

Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS

Indeferido

Significa que o INSS não concedeu o benefício que você solicitou

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

O post O que significa auxílio doença em análise? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui