Imagem por @gustavomelossa / freepik / editado por Jornal Contábil

A Caixa Econômica Federal liberou na segunda-feira, 2 de maio, o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os trabalhadores nascidos neste mês. 

Para ter direito é preciso que o trabalhador tenha aderido à modalidade de saque-aniversário. Ao aderir, todo ano, nos mês de seu aniversário, poderá sacar parte do saldo dispoível na conta do FGTS.

A solicitação poderá ser feita acessando o aplicativo do FGTS (disponível para celulares Android e iOS) ou pelo site da Caixa – https://www.fgts.gov.br/. Também é possível que você faça o pedido indo a uma agência da Caixa. Após ser feita a solicitação, o dinheiro será depositado na conta do trabalhador e este terá o prazo de dois meses para fazer o saque.

Mas antes de aderir ao saque-aniversário, o trabalhador precisa ficar ciente que ao optar pela modalidade, não poderá sacar o valor integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Neste caso, só será possível retirar a multa rescisória de 40%. Os demais saques previstos em lei serão mantidos, como nos casos de aposentadoria, aquisição da casa própria, financiamento habitacional, etc.

O valor disponibilizado para saque vai variar conforme o saldo na conta de cada trabalhador, que será acrescido de uma parcela adicional. Veja a tabela:

Calendário do saque-aniversário 2022

O prazo para fazer o saque dos valores vai do primeiro dia útil do mês de aniversário até o último dia útil do segundo mês subsequente. 

O post Saque-Aniversário FGTS: liberado o saque para os nascidos em maio apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui