Quem é que às vezes não se vê atrapalhado com o pagamento dos tributos de sua empresa? Afinal, são muitas responsabilidades e prazos a serem cumpridos. E estar quites com a Receita Federal é missão primordial para prosperar.
Nós sabemos que são vários tributos e, às vezes, quitar essas taxas exige a realização de cálculos complexos que nem todo empresário entende, ao certo, como funciona.
É justamente nesse momento que entra o Sicalc. Na leitura a seguir falaremos do que se trata e indicamos sua importância no dia a dia de todo empreendedor. Acompanhe!
O que é Sicalc?
Sicalc é a abreviação de Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais, ferramenta criada pela Receita Federal. Consiste em uma plataforma, que pode ser acessada de forma online ou baixada para o computador. Fica disponível no site da Receita Federal.
Dessa forma, o sistema gera cobranças e possibilita a emissão do DARF para pagamento. Dessa maneira, fica muito mais fácil fazer a organização do negócio e ter mais certeza que está tudo em devidas ordens.
Para que serve o Sicalc?
O Sicalc tem como finalidade o cálculo de acréscimos legais sobre impostos, como multas e juros incidentes no caso de atraso. Basta que o empresário lance as informações no sistema e o cálculo do novo valor a ser pago é efetuado automaticamente.
Em seguida, é possível imprimir o DARF para quitação da dívida. Dessa forma, o empreendedor também poderá ter mais informações sobre o imposto de renda, não deixar nenhuma conta em atraso e sua empresa sempre estará em ordem, tudo por meio de um simples auto atendimento.
Um detalhe importante sobre o Sicalc é que o sistema pode ser utilizado tanto para pagamentos de impostos antes ou depois do vencimento, sendo um grande aliado para evitar pendências com a Receita Federal, seja por pessoa jurídica ou física.
O que é o DARF?
O Sicalc viabiliza a impressão do DARF. E o que é exatamente isso? Trata-se do Documento de Arrecadação de Receitas Federais. De maneira simplificada, é um boleto para pagamento dos impostos devidos pela empresa.
O DARF é utilizado para pagar impostos e contribuições como IRPJ, ICMS, ISS, IPI, COFINS, CSLL, PIS/PASEP e Seguridade Social, tudo isso em um documento só, o que ajuda o empreendedor a administrar melhor suas obrigações tributárias.
Quais são os tipos de Sicalc?
A Receita Federal oferece dois tipos de Sicalc, sendo que ambos possuem a mesma finalidade, porém com diferenças pontuais fundamentais. Conheça quais são eles a seguir:
Sicalc AA (Autoatendimento)
Trata-se do Sicalc Autoatendimento, que precisa ser instalado no computador para uso. Além disso, o empresário deve atualizar esse programa mensalmente, porque o sistema passa por uma revisão de acordo com a taxa Selic do mês.
Essa é uma versão que também exige que o computador tenha uma configuração mínima (sistema operacional posterior ao Windows XP) para que seja possível realizar a instalação no equipamento.
Sua vantagem é que pode ser utilizado no modo off-line, portanto, mesmo que não tenha acesso à internet será possível efetuar o cálculo e emitir o DARF para pagamento das taxas.
Sicalc Web
No Sicalc Web o sistema é online, ou seja, não é preciso baixá-lo e instalá-lo no computador. Para realizar o cálculo e obter o DARF basta acessar a página da ferramenta e utilizá-la normalmente.
Sua única desvantagem é a obrigatoriedade de acesso à internet para uso e emissão da guia de recolhimento.
É preciso pagar para usar o Sicalc?
Não precisa se preocupar quanto a isso. O Sicalc é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pela Receita Federal, tendo como finalidade ajudar o contribuinte no cálculo e pagamento de impostos.
Ambas as versões do Sicalc podem ser acessadas sem custo algum no site oficial da Receita Federal, basta ter conexão à internet, seja para efetuar o download da ferramenta ou usá-la on-line.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui