Muitos trabalhadores deixaram de sacar o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2019. Segundo a Caixa Econômica Federal está parado no banco cerca de R$ 208 milhões, que podem ser sacados pelos brasileiros.
De acordo com o Ministério do Trabalho e da Previdência, 320 mil trabalhadores podem resgatar o dinheiro referente ao PIS 2019 ainda em 2022. No entanto, não houve nenhum saque e muitas pessoas desconhecem que têm esse direito.
Para sacar o abono salarial PIS/Pasep 2019, é preciso estar cumprindo os seguintes requisitos:
- Estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Recebeu até dois salários mínimos mensais, em média;
- Trabalhou com carteira assinada pelo menos por 30 dias, consecutivos ou não, naquele ano;
- Estava com os dados atualizados pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou eSocial.
Consulta ao abono
Você pode realizar uma consulta para saber se tem direito de resgatar até um salário mínimo de benefício. Para isso, deverá entrar em contato com os canais de atendimento da Caixa. Já os servidores públicos que têm direito ao Pasep, basta entrar em contato com o Banco do Brasil.
Uma outra possibilidade é baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS) e do portal Gov.br.
Como sacar o PIS/Pasep 2019?
Para você que tem direito ao PIS/Pasep referente ao ano-base 2019, para realizar o saque precisará solicitar a reemissão do crédito por meio de um dos canais abaixo:
- Agências do Ministério do Trabalho e Previdência;
- Central Alô Trabalhador, pelo telefone 158;
- E-mail, pelo endereço trabalho.uf@economia.gov.br, trocando as letras ‘uf’ pela sigla do estado onde mora. Exemplo: trabalho.rs@economia.gov.br.
Cotas do PIS/Pasep
As cotas do PIS/Pasep podem ser retiradas pelos trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre os anos de 1970 a 1980. Segundo a Caixa, mais de 10 milhões de brasileiros têm direito ao saque das Cotas do PIS/Pasep em 2022. São valores que ficaram acumulados na conta do trabalhador decorrente das distribuições realizadas pelo Fundo PIS/Pasep nos exercícios 1971/1972 e 1988/1989.
Para quem é correntista da Caixa Econômica Federal o valor cairá na conta automaticamente. Para realizar o saque nas agências, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, use o Cartão Cidadão e senha.
Caso você não tenha identificado o depósito, deverá comparecer a uma agência da Caixa, portando um documento oficial com foto e o valor será liberado.
Documentos necessários:
- Carteira de Identidade
- Carteira de Habilitação (modelo novo)
- Carteira Funcional reconhecida por Decreto
- Identidade Militar
- Carteira de Identidade de Estrangeiros
- Passaporte emitido no Brasil ou no exterior
- Lembrando que o prazo para a retirada do dinheiro termina em 1º de junho de 2025. Após essa data, os valores não movimentados serão devolvidos à União.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui