Quem busca uma boa rentabilidade para um dinheiro que não pode ficar “preso” CDB com liquidez diária é uma ótima opção. O CDB com liquidez diária permite que esse resgate do dinheiro seja feito em qualquer dia útil.

Se você se interessou e quer saber mais deste tipo de investimento continue conosco, pois vamos te mostrar como o CDB com liquidez funciona.

O que é CDB e liquidez?

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Ele é um investimento de renda fixa emitido por instituições financeiras privadas. Já a liquidez é a capacidade de um investimento se transformar em dinheiro.

O CDB é um título que funciona como um empréstimo a um banco: você empresta seu dinheiro para a instituição financeira e recebe de volta com juros.

Quando você investe em um CDB e assim, empresta dinheiro para um banco, vai receber em troca o seu dinheiro de volta mais uma rentabilidade. 

O CDB com liquidez diária funciona da mesma maneira que outros CDBs disponíveis no mercado de investimentos. A diferença é que ele pode ser resgatado a qualquer momento, em até um dia útil.

O Certificado de Depósito Bancário de liquidez diária faz parte da renda fixa. Ele é indicado para quem quer ter a liberdade de ter o dinheiro em mãos quando quiser. 

Como investir nos principais CDBs com liquidez diária do mercado?

Existem três principais tipos de CDB  disponíveis no mercado. Eles são:

Prefixado

É aquele em que você sabe quanto vai receber na data de vencimento. É definido por um percentual, que será aplicado até o prazo final.

Pós-fixado

Também chamado de pós-DI, é um título em que você conhece apenas o indexador. Basicamente, esse é o indicador que fará a sua remuneração variar ao longo do tempo.

Essa é a modalidade mais utilizada nos CDBs de liquidez diária. O mais comum é que o rendimento desse título esteja atrelado ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

No entanto, também podem ser usadas a taxa básica de juros e a inflação, ou seja, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Geralmente, a rentabilidade do CDB pós-fixado é definida a partir de um percentual do CDI.

Híbrido

É uma opção menos comum para o CDB, mas que também pode surgir. Nesse caso, a rentabilidade combina os dois modelos anteriores.

Na prática, existe uma parte prefixada e outra pós-fixada, vinculada a um indexador, que, normalmente, é em relação ao IPCA ou outro índice de inflação. Assim, a grande vantagem desse investimento é a garantia do poder de compra, já que há sempre um ganho real (acima da inflação).

O post Investimentos: Quais os tipos de CDB? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui