Haddad vem sendo o nome mais cotado para comandar o Ministério da Fazenda de Lula. A aposta é de que o presidente eleito anunciará nesta semana o ex-prefeito como seu futuro ministro da Fazenda.
Lula e Haddad desembarcaram na capital federal na noite desse domingo (27/11). Ao viajar com o presidente eleito para o Egito, onde os dois participaram da COP 27, a conferência do clima das Nações Unidas, e para Portugal, Haddad ficou ainda mais na mira das especulações.
Ao ser questionado se aceitaria um eventual convite de Lula para se tornar ministro da fazenda, Haddad respondeu, “A gente tem que deixar o presidente com a maior liberdade possível para compor sua equipe e sua escalação”, disse “Deixa o Lula escalar a seleção dele.”
Leia Também: Haddad afirma que prioridade de Lula será a reforma tributária
Ministério da Economia dividido em dois
Nos últimos dias, surgiram especulações sobre uma possível “dobradinha” no próximo governo Lula, com Haddad ocupando a Fazenda e Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Isso porque, o plano do presidente eleito é dividir o atual Ministério da Economia em dois, o da Fazenda e o do Planejamento. A ideia é de que o governo tenha um ministro com perfil político na Fazenda e outro, com perfil mais técnico, no Planejamento, como ocorreu nos primeiros governos de Lula.
A especulação é de que Lula anuncie os dois nomes ao mesmo tempo. Haddad ainda não tem total aprovação dos expoentes do mercado financeiro, porém ao que tudo indica, Lula contrariará as expectativas e insistirá em indicar o ex-prefeito ao cargo.
Em 2018, antes de ser barrado de se candidatar, Lula já havia chamado Haddad para ser ministro da fazenda, “Não se sabe disso, mas antes de eu ser convidado para ser vice de Lula, eu fui convidado por ele para ser ministro da Fazenda”, disse Haddad em entrevista em 2018.
Leia Também: TSE pede esclarecimentos a Lula sobre gastos durante a campanha
Quando Lula irá bater o martelo sobre ministros?
Havia uma expectativa de que Lula anunciasse os futuros ministros após a viagem para a COP27, porém o presidente eleito precisou passar por uma cirurgia e está em repouso. Não se sabe ao certo quando Lula fará esse anúncio.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo muito pressionado internamente por seus aliados políticos para anunciar os seus principais ministros.
A pressão é tanta que o senador Jaques Wagner (PT-PA) afirmou semana passada que a definição de um ministro da Fazenda facilitaria a tramitação do texto da PEC da transição.
“Acho que falta, por enquanto, um ministro da Fazenda”, argumentou Jaques Wagner “Acho que facilita… problema é que não tem nome na mesa, tem na cabeça do presidente”, frisou.
O post Fernando Haddad será ministro da fazenda? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui