O conversor catalítico nos modelos Volkswagen modernos é uma das partes mais delicadas do sistema de escape. No caso do motor diesel, o filtro de partículas diesel desempenha um papel importante. Estas partes são consideradas como elementos substituíveis. Quando falham, devem ser substituídos o mais rapidamente possível. Mas isto pode levar a muitas despesas para o proprietário. Graças às empresas que aceitam catalisadores usados, é possível recuperar parte do dinheiro investido na compra de uma nova peça. Encontre grandes ofertas na venda de um conversor catalítico inutilizável em autocatalystmarket.com/pt/pt/products/volkswagen.
Causas de falha do conversor catalítico
O sistema de escape de um carro é responsável pelo processamento de gases tóxicos. E quando o conversor catalítico falha, eles contêm mais substâncias tóxicas que são prejudiciais para a saúde humana e entupem o ecossistema.
A vida média de um catalisador nos veículos Volkswagen é de cerca de 100-120 mil quilómetros de quilometragem. Em alguns pontos, estas partes podem falhar muito mais cedo. Isto é influenciado por muitos factores, entre os quais se destacam:
- Utilização de combustível de baixa qualidade;
- Problemas de ignição;
- Avaria no sistema de combustível;
- Danos mecânicos devidos a choques e outros.
Tudo isto pode causar entupimento celular ou danos no invólucro.
Como o catalisador está sujeito a temperaturas elevadas, o corpo metálico pode eventualmente queimar através dele. Em qualquer caso, esta parte deve ser substituída o mais cedo possível após ter sido detectada uma falha.
Reparar ou substituir o conversor catalítico
O corpo de trabalho do conversor catalítico é bastante frágil. Como a sua construção consiste em células, que podem ser de cerâmica ou metal.
Nos veículos modernos, podem ser encontrados dois conversores catalíticos ao mesmo tempo. E um deles está localizado debaixo do próprio fundo do veículo. Isto aumenta grandemente o risco de danos.
Uma vez que esta parte não custa muito, muitas empresas oferecem os seus serviços de reparação. É possível reparar ou limpar o catalisador entupido se contactar de imediato os especialistas. Mas isto só atrasa a compra de uma nova peça.
Substituições alternativas
O catalisador custa muito por causa dos metais preciosos contidos no interior da caixa. E quanto mais recente for o carro, mais deles se encontram em celas especiais. Muitas empresas oferecem análogos menos dispendiosos ou outras soluções para este problema. Muitas vezes estes podem ser:
- instalação de um pára-chamas com pequenas modificações no colector de escape e nos pára-choques do sensor de oxigénio;
- substituição por um conversor catalítico universal;
- remoção completa com correcção do sistema electrónico.
Cada opção pode ser bem sucedida se confiada a profissionais.
Não demore a substituir o conversor catalítico, pode conduzir a situações mais graves e dispendiosas.
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Fonte: Jornal Contábil
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