Começa neste mês o pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o reajuste aplicado ao salário mínimo e teto previdenciário de 2023.
Os segurados que recebem um salário mínimo passam a receber neste mês o novo valor de R$ 1.320, reajuste que compensa a inflação e ainda significa um ganho real de 2,7%.
Para os segurados que ganham acima de um salário mínimo, o governo ainda não definiu qual será o reajuste aplicado, tendo em vista que os pagamentos para este grupo se inicia apenas em fevereiro.
Historicamente falando, os segurados que ganham benefícios com valor superior ao mínimo tinham reajustes aplicados com base na inflação acumulada no país ao longo dos doze meses anteriores.
Pagamentos com reajuste
Os aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo vão receber o benefício a partir do próximo dia 25. Para este grupo o pagamento se inicia no dia 25 de janeiro e vai até o dia 7 de fevereiro.
Já para os segurados que recebem valores superior a um salário mínimo, mesmo que poucos reais, o pagamento terá início no dia 1º de fevereiro e vai até o dia 7 também de fevereiro.
Vale lembrar que o calendário de pagamentos do INSS é feito somente em dias de semana, ou seja, os finais de semana são normalmente ignorados no cronograma. Confira o calendário completo de pagamentos para 2023 a seguir.
Impacto com o reajuste do salário mínimo
O reajuste do salário mínimo de 2023 trará um impacto de R$ 6,8 bilhões para os cofres públicos. O impacto ocorre, pois, todos os mais diversos benefícios como aposentadorias, pensões, seguro-desemprego, abono salarial, dentre outros são vinculados ao piso nacional.
Vale lembrar que diversas centrais sindicais ainda reivindicavam que o governo deveria voltar a aplicar a mesma política de valorização do piso nacional entre 2019, nessa política, era utilizado a inflação medida pelo INPC mais o crescimento do PIB de 2 anos anteriores.
O post INSS paga aposentadorias com NOVO reajuste nos próximos dias apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui