O governo reduziu o juro do crédito consignado para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A taxa que antes estava fixada em 2,14%, caiu para 1,70%, na segunda-feira (13), após reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS).
A redução teve 12 votos favoráveis e três contrários. A intenção é beneficiar os 37 milhões de aposentados e pensionistas, segundo informou o Ministério da Previdência. De acordo com o governo, mais de 8 milhões de beneficiários possuem algum contrato de consignado, e desses 1,8 milhão comprometeram toda a margem disponível, que é de 45%.
Outra decisão foi tomada em relação ao cartão de crédito consignado, que teve o seu teto reduzido de 3,06% para 2,62%.
Para o ministro da Previdência, Carlos Lupi, as taxas atuais eram abusivas para os beneficiários do INSS. “Vejo essas atuais taxas como abusivas para os beneficiários do INSS, que são pessoas, em sua grande maioria, extremamente vulneráveis”.
Leia Também: Lançamento Do Piloto Do Real Digital É Anunciado Pelo Banco Central Do Brasil
Empréstimo Consignado
O empréstimo consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado. As parcelas do empréstimo são descontadas direto no salário ou aposentadoria. Ou seja, antes mesmo de cair na conta, o valor é pago e você não corre o risco de esquecer.
É justamente esse sistema de pagamento, que permite que suas taxas sejam menores. O consignado é vantajoso aos funcionários públicos, pois o pagamento do salário é mais regrado. Então diminui ainda mais os riscos de o empréstimo não ser pago.
Quem pode solicitar o crédito consignado?
Podem solicitar o empréstimo consignado, os servidores públicos aposentados, os empregados do setor privado, os aposentados, pensionista e quem recebe alguns benefícios contínuos.
Lembrando que, aposentados e pensionistas do INSS não podem ultrapassar o limite da margem consignável, que é de 45% atualmente.
Leia Também: Inclusão De Idosos Como Dependentes No Imposto De Renda Exige Cuidados Na Declaração
Prazo de pagamento
O prazo varia entre 12 e 72 meses, dependendo da política de cada banco. As parcelas são debitadas por desconto em folha de pagamento.
Diferente de outros empréstimos, o consignado não possui tanta burocracia, isso porque o pagamento é “garantido” mediante apresentação da folha de pagamento, a contratação e a liberação do dinheiro costumam ser mais rápidas.
Fique atento
Somente os novos contratos serão beneficiados com o novo limite de juros. Contratos antigos continuam com as taxas antigas.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post Consignado do INSS tem juros reduzidos para 1,70% ao mês apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui