Até setembro do ano passado o Brasil já contava com cerca de 14 milhões de MEIs (Microempreendedores Individuais) ativos. Só em 2021, foram criados mais de 3 milhões de cadastros de microempreendedores individuais no país.
Quando você se formaliza com MEI, passa a ter o registro empresarial junto aos órgãos governamentais para :
- Ter um CNPJ;
- Emitir nota fiscal;
- Vender para o governo;
- Acessar serviços bancários específicos;
- Pagar tributos mais baratos;
- Ter regime previdenciário próprio.
Para o MEI a internet é uma ferramenta poderosa onde ele pode divulgar o seu pequeno negócio. Mas tudo na vida precisa de uma estratégia que seja clara que seja possível aproveitar ao máximo seus benefícios.
Criar um site
O primeiro passo que o microempreendedor individual (MEI) deve dar é criar um site profissional. Ele vai precisar ser atraente, ou seja, que chame a atenção para a sua empresa e os seus produtos. Uma boa dica para você que vai criar o site é que ele deve ser fácil de navegar e que seja compatível com dispositivos móveis.
Redes Sociais
Atualmente as redes sociais são uma importante ferramenta não só para a diversão mas também para quem deseja divulgar uma empresa ou produto. Você pode optar pelo Instagram, Twitter, Facebook e etc. Porém, procure compartilhar conteúdo relevante e interessante. Outra dica, use anúncios pagos nas redes sociais para aumentar a visibilidade da sua marca.
Otimize seu site para mecanismos de busca
Uma boa forma de você deixar sua empresa visível na internet é que ela esteja nas primeiras páginas do Google quando as pessoas procuram por produtos ou serviços relacionados ao seu negócio. Certifique-se de incluir palavras-chave relevantes em seu site e criar conteúdo de alta qualidade.
Atualmente, muitas empresas vêm utilizando sites para atrair, fidelizar e vender para clientes. Um método relevante para atrair usuários para o site é o SEO. Por isso, entender o que é SEO e como utilizá-lo é importante para se destacar perante os concorrentes no cenário digital.
SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas responsáveis por fazer com que determinada página de um site apareça nas primeiras páginas do Google.
Liste sua empresa em diretórios online
Você deve listar sua empresa no Google Meu Negócio, Yelp e outros diretórios relevantes para sua indústria ou negócio. Isso ajuda a aumentar a visibilidade da sua marca e a torná-la mais fácil de ser encontrada pelos clientes.
Ter um Blog
Outra alternativa é criar um blog para a sua empresa. Nele, deverá ser publicado conteúdos relevantes e que sejam interessantes para o seu cliente. Essa publicação deve ser regular.
Também conhecido como diário online, o blog é um site informativo que se popularizou nos anos 2000 e apresenta conteúdos em ordem cronológica reversa.
O blog dará destaque para as suas publicações mais recentes, essas publicações são chamadas de blog posts.
Ofereça promoções e descontos
Uma das coisas que um consumidor mais procura atualmente são os famosos descontos. Por isso, ofereça promoções e descontos exclusivos para seus seguidores nas redes sociais ou para aqueles que se inscreverem em sua lista de e-mails.
Use o e-mail marketing
O e-mail marketing ou publicidade por correio eletrônico é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.
Neste caso, você deverá criar uma lista de e-mails de clientes e potenciais clientes. O MEI deverá enviar e-mails regulares com informações úteis e promoções exclusivas. Isso ajuda a manter sua marca na mente dos clientes e incentivar o engajamento.
Mas lembre-se, para que sua empresa tenha sucesso na internet, é preciso fornecer conteúdo relevante e de alta qualidade para seu público-alvo. Concentre-se em construir relacionamentos com seus clientes e oferecer valor real para eles.
Mesmo que você tenha um orçamento limitado, será possível divulgar seu negócio na internet e aumentar a visibilidade de sua empresa e atrair novos clientes.
O marketing na internet pode levar tempo para produzir resultados significativos, por isso é importante ter paciência e persistência.
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Fonte: Jornal Contábil
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