Seja por conta de acidentes no ambiente de trabalho ou por alguma doença, provavelmente o trabalhador em algum momento da sua vida vai precisar se afastar do seu serviço por um período determinado de tempo.
Quando isso acontecer, ele poderá solicitar o auxílio-doença ou o benefício por incapacidade temporária junto ao INSS. Todavia, para que essa solicitação seja aceita, é preciso passar pela perícia que funciona como uma avaliação médica.
Dessa forma, a situação é avaliada de acordo com algumas questões, devido a isso possui algumas dicas para passar na perícia do INSS.
Por isso, se esta é a primeira vez que passará por um exame deste tipo e está apreensivo, vamos dar algumas dicas valiosas para se sair bem. Confira na leitura a seguir.
Quem realiza a perícia do INSS?
A perícia médica é realizada por um profissional médico habilitado pelo INSS, que possui a responsabilidade de analisar a existência ou não de uma doença ou lesão que deixe o profissional incapacitado de exercer as suas funções de forma temporária ou definitiva.
Leia também: INSS: Aposentado PcD, Pode Retornar Ao Mercado De Trabalho?
Dicas para se sair bem na perícia médica
1 – Solicite um atestado ao seu médico
Antes de chegar na perícia, você poderá solicitar um atestado ao seu médico de maneira bem completa, informando que irá participar de uma perícia e precisa de todas as informações detalhadas do seu caso.
Assim você consegue fornecer todos os dados com mais precisão para o perito, aumentando suas chances para passar na perícia do INSS.
2 – Não chegar atrasado
Não se atrase, chegue sempre com antecedência. Você pode não realizar a perícia por ter se atrasado.
3 – Apresentar toda a documentação
Leve sempre laudos, atestados, exames médicos (Ressonâncias Magnéticas, radiografias e etc) antigos e atuais que comprovem a sua doença, cópia do prontuário (caso tenha ficado internado), receitas médicas e a bula dos medicamentos que você usa. Não esqueça também dos documentos pessoais como identidade, CPF ou Carteira de Trabalho.
4 – Foque na doença e no impacto que ela traz
Mantenha o foco na doença que te incapacita para o trabalho. Se você for portador de mais de uma doença, leve os documentos do item 3 de todas. Todavia, foque em mostrar ao perito a que realmente te incapacita.
5- Não invente mentiras
Responda apenas ao que o perito perguntar, sem inventar ou aumentar os seus sintomas, lembrando que ele é quem deve conduzir a perícia. Fale sempre a verdade. Seja honesto.
Leia também: Direitos que os pensionistas do INSS possuem mas desconhecem
6- Vista-se adequadamente
A perícia é um exame médico. Assim, é recomendado utilizar roupas simples e leves que permitam fazer os movimentos que o perito pedir, tais como levantar o braço, dobrar o joelho, agachar-se, entre outros. Se você tiver algum problema no pé, é recomendado utilizar calçados abertos.
7 – Haja com educação
Por fim, seja educado e gentil. Desta forma, também receberá o mesmo tipo de tratamento. Seja respeitoso.
Caso você se sinta destratado, é seu direito formalizar uma reclamação ao Chefe da Agência por mau atendimento do médico. Faça sua reclamação por escrito para que possam apurar a conduta do perito.
Dito isto, você está apto a comparecer a sua perícia médica. Boa sorte!
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui