Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A implementação do Portal Meu BC ocorrerá em três etapas (acesse aqui). Esta primeira versão, publicada agora no dia 10/4, foi elaborada, visando facilitar a jornada do cidadão, por meio da oferta de todos os serviços em um mesmo lugar.

Simplificação da linguagem, audiovisuais, usabilidade e acessibilidade foram alguns recursos utilizados para melhorar a experiencia do usuário. “Já nesta versão, usuários com conta gov.br podem transitar entre diferentes serviços sem necessidade de se logar novamente”, explica Sirlene Freitas do Departamento de Atendimento Institucional.

Outra inovação, foi a introdução de algumas páginas intermediárias, que explicam o que é e qual a finalidade do serviço oferecido, antes que o cidadão realize a sua demanda. A equipe que concebeu o Meu BC realizou pesquisas e testes com usuários e verificou que a maioria das pessoas se sente mais segura se estiver bem informada na hora de acessar um serviço.

Leia mais: Discordâncias Com Banco Central Marcam 100 Primeiros Dias Do Governo Lula

Na segunda etapa, os serviços serão organizados em dois grupos; aqueles que exigem que o cidadão utilize login e senha e outros serviços que não demandam autenticação dos usuários. Na última fase, os conteúdos serão organizados de forma customizada, de acordo com o perfil de quem está acessando, o que facilitará ainda mais a jornada do cidadão, oferecendo conteúdos que mais se adequem às suas necessidades.

O novo portal concretiza e aprofunda parâmetros estabelecidos na Lei de Governo Digital (Lei 14.129/21), que estabelece os critérios para oferecimento de serviços públicos. A lei prevê a existência de uma Base Nacional de Serviços Públicos, da plataforma Gov.BR e determina que órgãos disponibilizem uma Carta de Serviços ao Usuário.  “Com o Meu BC, queremos ir além, criando um portal inteiro voltado para o cidadão”, diz Sirlene Freitas.

Fonte: Banco Central do Brasil

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui