As finanças impactam o fluxo de caixa simples do negócio

O fluxo de caixa simples é uma forma básica de acompanhar a movimentação de dinheiro em uma empresa ao longo de um período específico, geralmente mensal. No fluxo de caixa simples, são consideradas apenas as transações em dinheiro, ou seja, aquelas que envolvem pagamentos e recebimentos imediatos. Ele não leva em conta transações de crédito, como vendas a prazo ou pagamentos parcelados.

Continue lendo esse artigo, para saber mais!

Leia também: Gestão Financeira: Saiba O Que É Fluxo De Caixa E Os Seus Benefícios

O que é o fluxo de caixa simples?

O objetivo do fluxo de caixa simples é fornecer uma visão clara da posição financeira do negócio e sua capacidade de gerar e gerenciar o dinheiro. Os componentes principais do fluxo de caixa simples incluem: 

Entradas de dinheiro (receitas): São as quantias de dinheiro que entram no negócio, como recebimentos de vendas à vista, pagamentos de clientes, empréstimos recebidos, entre outros. 

Saídas de dinheiro (despesas): Representam as saídas de dinheiro da empresa, como pagamentos de fornecedores, salários, aluguéis, despesas operacionais, pagamento de empréstimos, entre outros. 

Saldo de caixa: É o resultado líquido das entradas e saídas de dinheiro em um determinado período. É calculado pela diferença entre as entradas e as saídas, refletindo se houve um aumento ou diminuição do caixa disponível.

Leia também: Saiba O Que É Fluxo De Caixa Operacional E Fluxo De Caixa Livre

Ele ajuda a identificar se a empresa está gerando fluxo de caixa positivo ou negativo, permitindo tomar medidas adequadas para manter a saúde financeira, como cortar despesas, buscar financiamentos ou ajustar a estratégia de vendas.

As finanças impactam o fluxo de caixa simples do negócio

Como as finanças e o planejamento financeiro influenciam no fluxo de caixa simples?

As finanças e o planejamento financeiro têm influência direta no fluxo de caixa simples de um negócio, pois eles são a base para antecipar e gerenciar as movimentações financeiras ao longo do tempo, sendo crucial para antecipar períodos de escassez ou excesso de caixa

A gestão de receitas maximiza o faturamento, enquanto o controle de despesas evita o desperdício. O gerenciamento do capital de giro garante a disponibilidade de recursos para as despesas correntes. 

A análise de investimentos avalia a viabilidade financeira de projetos. O controle e monitoramento são feitos por meio de demonstrações financeiras e relatórios periódicos.

Ao integrar o planejamento financeiro com o fluxo de caixa, a empresa pode ter uma visão mais clara e precisa de suas finanças, garantindo uma gestão financeira sólida que mantém um fluxo de caixa positivo, assegurando a sustentabilidade do negócio.

Como uma assessoria financeira pode auxiliar nessa gestão?

Uma empresa de terceirização e assessoria pode desempenhar um papel fundamental no auxílio ao controle do fluxo de caixa simples de um negócio, podendo auxiliar com os processos de sistema de registro adequado, implantando e organizando o registro das transações.

Efetuando a classificação e categorização das transações através da análise precisa das receitas e despesas, na elaboração de relatórios financeiros com demonstrações e análises periódicas, analisando e interpretando relatórios para insights valiosos que podem melhorar a gestão do caixa.

Todas essas estratégias identificam oportunidades de melhoria para aumentar receitas e reduzir custos, além de oferecerem assessoria na gestão financeira com orientações e decisões financeiras importantes e efetuarem o monitoramento e revisão do fluxo para detecção precoce de problemas e atualização do planejamento.

Original de Finube

O post As finanças impactam o fluxo de caixa simples do negócio apareceu primeiro em Jornal Contábil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui