Saque do FGTS - Imagem por Ricardo Matsukawa / VEJA.com / editado por Jornal Contábil

Além do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), a Caixa Econômica Federal está liberando também outra modalidade de saque que seguirá até o final do ano e diz respeito ao saque-aniversário.

Na sistemática do saque-aniversário, o trabalhador recebe anualmente, no mês de aniversário, uma parte do seu saldo do Fundo de Garantia.

A adesão ao saque-aniversário tira o direito do saque-rescisão, que é quando o trabalhador pode sacar o saldo em caso de demissão por justa causa.

Contudo, caso o trabalhador que aderiu ao saque-aniversário seja demitido, o mesmo terá direito a todas as demais verbas rescisórias, inclusive a multa de 40% sobre o saldo do FGTS.

Adesão ao saque-aniversário

A adesão ao saque aniversário como dito anteriormente é voluntária, ou seja, o trabalhador precisa indicar que possui interesse na modalidade.

A adesão à sistemática pode ser realizada pelos seguintes canais:

  • Pelo site do fgts.caixa.gov.br;
  • Pelo internet banking da Caixa (para correntistas do banco);
  • Pelo aplicativo FGTS disponível para Android e iOS.

Sendo assim, é importante esclarecer que o trabalhador não precisa comparecer em uma agência da Caixa para realizar a adesão à modalidade.

Vale lembrar que pelos canais de atendimento, como através do aplicativo, o trabalhador também poderá consultar quanto terá direito a receber nas parcelas.

Quanto posso receber de saque-aniversário?

O valor que cada trabalhador pode receber de saque-aniversário depende exclusivamente do saldo que o trabalhador possui nas contas do FGTS.

O valor é dividido em sete faixas de saldo, onde, os trabalhadores com saldo acima de R$ 500 recebem uma parcela adicional fixa em reais. Confira:

Calendário de pagamentos

O post Caixa libera saque do FGTS de até R$ 2,9 mil até o final do ano apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui