Reconhecido como um dos maiores projetos nacionais de fomento aos investimentos em startups, o Capital Empreendedor, iniciativa capitaneada pela Sebrae, realizará, nos dias 28 e 29 de novembro, o circuito de investimento em evento presencial, na cidade de São Paulo. A fase final do ciclo 2022 do programa levará 60 empresas inovadoras para um encontro com mais de 150 investidores do país inteiro.

Durante os dois dias, os empreendedores estarão imersos em uma programação voltada ao mercado de investimentos. No dia 28, haverá oficinas coletivas com as 60 startups que possuem representantes de todas as cinco regiões do país, networking, trocas de experiências e preparo final para a interação com os investidores.

Na sequência, João Kepler, da Bossa Nova Investimentos, fará uma apresentação sobre as perspectivas econômicas para 2023 e como fica a previsão de investimentos em startups. No dia 29, estão previstas as rodadas de investimentos durante a manhã e a tarde. Em seguida, acontece a apresentação dos resultados e cases de sucesso do Capital Empreendedor 2022.

Edição inovadora

Em sua quinta edição, o Capital Empreendedor já se consolidou como uma referência na formação e capacitação de empresas para performarem no mercado de investimentos de risco. No total, 1.070 startups de todos os estados brasileiros já foram atendidas com mais de 16 mil horas de capacitação. Dessas, 128 empresas inovadoras receberam investimentos que somam R$ 126,9 milhões.

De acordo com a analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Maria Auxiliadora, além do capital investido, é preciso destacar o potencial de inovação e de troca de experiência proporcionado pela iniciativa. “O Sebrae entende que a relação entre investidor e startup vai além do capital financeiro. É sobre acreditar em um modelo de negócio inovador, investir tempo, promover conexões, trocar experiências. O Programa expandiu sua atuação em 2022, para fortalecer o ambiente de negócios, com a capacitação de investidores anjo no Paraná.”, revela.

Nesta edição, além da formação de empreendedores com oficinas, mentorias e workshops, o Capital Empreendedor colocou em prática no estado do Paraná o projeto piloto de formação de investidores anjo, com 15 pessoas aptas para iniciarem investimentos em startups. No ano que vem, a ideia é expandir para o Brasil.

“A ideia é que essas pessoas entendam o modelo de negócio e a dinâmica de uma startup. Além do dinheiro, ela precisa contribuir com todas as etapas de crescimento e evolução do negócio em que está investindo. Quando aportar recursos financeiros na startup, levará na bagagem a experiência, networking, acesso a novos mercados e conhecimento que possa ajudar no crescimento da empresa investida”, completa Maria.

A edição 2023 do Capital Empreendedor está confirmada e abrirá inscrições gratuitas em março. Acesse todas as informações sobre o programa aqui.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui