Muitos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão questionando valores baixos de aposentadoria apesar de terem contribuído por tantos anos.
Em muitos casos o valor baixo é devido a erros cometidos pelo próprio INSS durante o cálculo. Neste caso, é possível entrar com um pedido de Revisão, que poderá aumentar o valor do benefício.
Revisão do benefício
A Revisão permite que você solicite ao INSS realizar uma reanálise do benefício já concedido. O pedido é para que possam ser corrigidos alguns erros cometidos pela autarquia e dessa forma aumentar o valor do benefício.
O INSS quando concede um benefício, em alguns casos, comete erros que podem ser corrigidos. Os erros geralmente acabam prejudicando o beneficiário que recebe um valor menor do que o devido.
A revisão é indicada nos seguintes casos:
- reanálise do valor do benefício ou do tempo de contribuição considerado;
- inclusão/alteração/exclusão de dependentes;
- Apresentação de novos documentos.
Existe um prazo de 10 anos para que o segurado possa pedir ao INSS a revisão após o processo trabalhista. Dependendo do resultado, o beneficiário terá um acréscimo em sua aposentadoria.
Como solicitar a revisão do INSS
Para entrar com uma ação trabalhista é preciso ter o auxílio de um advogado. Esse profissional deverá avaliar os direitos do trabalhador e depois irá solicitar a revisão da aposentadoria através da Justiça.
Sendo verificado que realmente o INSS cometeu um erro no cálculo da sua aposentadoria, você deverá apresentar documentos que comprovem os anos que contribuiu junto ao INSS. O pedido da Revisão poderá ser solicitado pela internet sem precisar ir a uma agência do INSS.
Quem tem direito à revisão de aposentadoria no INSS?
Antes de solicitar a revisão, é necessário se você está dentro do prazo estipulado pela previdência.
Existem motivos que podem levar a um pedido de revisão em seu benefício:
- Erro na contagem de cálculo de tempo de contribuição;
- Períodos trabalhados que não foram averbados;
- Tempos especiais não considerados;
- Erro na fórmula de cálculo;
- Exclusão de salários de contribuição de maneira imotivadas;
- Data errada de concessão da aposentadoria;
- Modalidade de aposentadoria errada, dentre outros.
Ao perceber que houve erros na concessão de sua aposentadoria e estando dentro prazo, será possível solicitar a revisão. Lembrando que o prazo é de até 10 anos após o primeiro recebimento.
Recomendamos que neste caso você tenha o auxílio de um advogado. Ele vai auxilia-lo para verificar se você tem direito, até porque em alguns casos a revisão do INSS não beneficia o aposentado.
Pedir o serviço
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
- Você também poderá fazer a solicitação pela central de atendimento do INSS, telefone 135.
O post Como aumentar o valor da aposentadoria do INSS apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui