O eSocial é uma plataforma que foi criada pelo governo federal em novembro de 2018, e serve para facilitar e minimizar a burocracia das empresas ao reportarem informações sobre seus funcionários.
Em poucas palavras, o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma folha de pagamento digital vinculada ao software que as empresas já usam para executar a atividade atualmente.
O programa unificou em um sistema o processo de fechamento de folha e, assim, facilitou o cumprimento das obrigações trabalhistas, assim, o eSocial se tornou essencial para centralizar todas as informações que devem ser repassadas aos órgãos públicos.
Com todas essas facilidades as empresas podem contar com muitas vantagens, vou te mostrar algumas delas agora, confira!
1- Menos burocracia
Em vez de ter que preencher várias guias, formulários e papeladas, ou ter que usar vários canais digitais diferentes, você só precisará utilizar um único sistema para resolver diversas obrigações trabalhistas. No eSocial ainda será possível gerar as guias de recolhimento do FGTS e de outros tributos, diminuindo assim a possibilidade de erros nos cálculos.
Além disso, por simplificar a entrega dos documentos, algumas obrigações acessórias serão eliminadas – facilitando a vida dos empregadores.
2- Qualidade das informações
O programa também melhora a qualidade das informações prestadas ao governo. A plataforma automatiza a geração de guias de recolhimento do FGTS e outros tributos, evitando erros de cálculo que poderiam ser cometidos se esse trabalho fosse feito manualmente.
A integração entre diversas áreas da empresa, como DP, RH, contabilidade, evita a repetição de informações como acontecia antes, quando diversas equipes da empresa forneciam os mesmos dados diversas vezes. As informações ficam disponíveis no sistema para órgãos como Caixa Econômica, Ministério da Previdência Social, INSS e Ministério do Trabalho e Emprego, dentre outros.
3- Menos erros
Quando as atividades são feitas de forma automatizada há menor incidência de falhas. Quando pensamos nas demandas que envolvem documentos e obrigações acessórias, qualquer erro pode gerar transtornos e prejuízos para as empresas.
Com a implantação do programa, o preenchimento dos inúmeros formulários e declarações exigidos não será mais necessário (como a DIRF, o RAIS e o GFIP), de modo que as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas serão emitidas em um único arquivo, também diminuindo as chances de erros.
Quais obrigações fazem parte do eSocial?
Além das vantagens existem 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas que devem ser feitas na plataforma, como:
- GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
- CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT;
- RAIS – Relação Anual de Informações Sociais;
- LRE – Livro de Registro de Empregados;
- CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho;
- CD – Comunicação de Dispensa;
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário;
- DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;
- DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
- QHT – Quadro de Horário de Trabalho;
- MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais;
- Folha de pagamento;
- GRF – Guia de Recolhimento do FGTS;
- GPS – Guia da Previdência Social.
- PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
- PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
O post Conheça 3 vantagens do eSocial para as empresas apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui