Declaração pré-preenchida de IR facilita entrega e abre novos serviços para contadores, diz CEO do ConferIR

Agora que a Receita Federal autorizou terceiros a acessar a declaração pré-preenchida do imposto de renda do contribuinte sem necessidade de procuração eletrônica, os contadores – que precisam desse requisito – vão perder serviço? Sim e não, responde Maurício de Luca, CEO da startup ConferIR.

“É um problema que gera oportunidades. O contribuinte vai ter acesso a isso, mas vejo oportunidade para que os contadores comecem, com esse ganho de produtividade que terão no preenchimento automático, começar a fazer análises para o cliente”, opina. Entre as análises, Luca disse que podem ser financeiras (investimentos), gestão patrimonial (holding para proteção familiar) ou imobiliária (aluguel, para quem vive disso na pessoa física).

Luca foi um dos debatedores do Plantão ContNews de 27/02, sobre as novas regras da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2023, e respondeu a questões relacionadas ao assunto.

Nesse dia, a Receita Federal divulgou as novas regras de preenchimento da DIRPF. O foco da autoridade fiscal foi de facilitar o preenchimento da declaração, adicionando dados automáticos, como compra de imóveis e descrição de criptoativos. A autoridade fiscal espera receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações neste ano.

Concorrência

Entre as novas funcionalidades, está justamente a autorização de terceiros sem procuração eletrônica. Na prática, significa que aquele membro da família que sabe fazer a declaração vai acabar preenchendo a documentação de todos e concorrer com o contador, que costuma ter uma renda adicional com esse serviço.

Essa nova realidade é vista por Luca como a ocasião ideal para o contador oferecer serviços qualificados. É possível que o faturamento do profissional com preenchimento de DIRPF possa cair, mas subir com outros serviços.

“Ele pode indicar para o cliente, por exemplo, que ele está aplicando mal o dinheiro dele. Brasileiro aplica muito mal e, se o contador pegar quantos clientes tem na carteira, pode ser que muitos tenham poupança. No CDI ele vai ter um rendimento muito maior”, detalha.

Serviços de consultoria costumam agregar mais valor para o cliente, defende Luca. “(Com consultoria inclusa), o cliente vai pagar a declaração superfeliz e satisfeito com a orientação do contador. Acho que o contador pode virar uma espécie de “médico de família” da pessoa física e cuidar um pouco da questão financeira.”

Para ele, o profissional deve ficar de olho nas mudanças de mercado. “Se vier a tributação dos dividendos, ele terá uma oportunidade maior ainda”, observa.

DIRPF 2023

Algumas novidades na entrega da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2023 são:

– Autorização de acesso a terceiros para o preenchimento da declaração

– Informações sobre imóveis comprados e registrados em cartório previamente declarados na DOI (Declaração de Operações Imobiliárias)

– Doações para instituições registradas na DBF (Declaração de Benefícios Fiscais)

– Registro de criptoativos anteriormente declarados pelas corretoras

Com a automatização maior de informações, a Receita Federal espera que o número de contribuintes do modelo pré-preenchido aumente para 25%. Em 2022, foram 7,6%.

O post <strong>Declaração pré-preenchida de IR facilita entrega e abre novos serviços para contadores, diz CEO do ConferIR</strong> apareceu primeiro em ContNews.

Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui