Uma das novidades da DIRPF 2023 é a priorização para entregas feitas via declaração pré-preenchidas. Em 2022, pouco mais de 7% das declarações foram neste formato, a expectativa da Receita Federal é de que em 2023 este número chegue a 25%.
De acordo com o auditor-fiscal José Carlos da Fonseca, responsável pelo programa do IR 2023, o objetivo da pré-preenchida é minimizar erros, “Na hora de informar a agência e conta no programa para receber a restituição, muitos cidadãos erram os dados e isso atrapalha o recebimento de valores”, explicou, durante a live da RF.
A declaração pré-preenchida é composta por informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são alimentadas diretamente no Programa Gerador de Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023, sem a necessidade de digitação.
Durante o Plantão ContNews sobre as novidades do Imposto de Renda 2023, o contador e CEO do ConferIR, Maurício de Luca, destacou que a ampliação do prazo de entrega foi para “prestigiar” a declaração pré-preenchida e incentivar o cadastramento do Pix do contribuinte por meio da priorização das restituições. Lembrando que só vale para quem usa o CPF como Pix.
O Dr. IR, Valter Koppe, que também participou do Plantão ContNews, enalteceu a atualização tecnológica da Receita e destacou que, por meio da plataforma gov.br, contribuintes podem constituir eletronicamente procuradores para que eles possam executar serviços fiscais, como um contador contratado para fazer a DIRPF do cliente.
“É uma grande novidade que veio no ano passado e vai facilitar muito a vida da pessoa que quiser fazer a declaração pré-preenchida”, disse Koppe. Importante: a procuração eletrônica só é possível para o contribuinte que tiver perfil Prata ou Ouro no gov.br.
Veja mais detalhes na análise realizada no Plantão ContNews neste link: https://www.youtube.com/live/Mkma2etNWzo?feature=share&t=5057
Participe do grupo exclusivo de whatsapp sobre o IRPF: https://chat.whatsapp.com/IEuOO26fhvN5xfbPyQqB7N
Leia também:
⏩ Novidades da DIRPF 2023: Nem todo mundo que compra ações vai precisar declarar
O post <strong>Declaração pré-preenchida na DIRPF 2023</strong> apareceu primeiro em ContNews.
Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui