A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou um projeto de lei que permite a dedução de despesas com cuidadores da base de cálculo do Imposto de Renda (IR).
A proposta, apresentada pelo deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), visa beneficiar o responsável legal por pessoas com deficiência.
O texto aprovado define que as despesas dedutíveis precisam ser comprovadas com documentação fiscal ou trabalhista. Os contribuintes deverão guardar esses documentos pelo tempo determinado pela legislação. Além disso, os limites anuais para a dedução serão definidos posteriormente pelo governo federal, por meio de regulamento.
Leia também:
- Abertura de pequenos negócios cresce 13% impulsionada por MEIs
- Receita intensifica combate a créditos tributários indevidos no setor de combustíveis
- Dedução no IR para cuidadores de pessoas com deficiência
- Split payment: como será o novo recolhimento de impostos no Brasil a partir de 2027
- Comissão aprova critérios para cobrança do Imposto Territorial Rural
O relator do projeto, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), destacou que a medida busca reconhecer o papel dos cuidadores formais e aliviar o custo para famílias de diferentes faixas de renda. A proposta segue para análise nas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
Para que a medida se torne lei, o texto precisa ser aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado.
O post Dedução no IR para cuidadores de pessoas com deficiência apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil