Anteriormente existiam três modalidades: pedido de demissão, demissão sem justa causa e com justa causa. Agora, com a reforma, existe uma nova modalidade: Demissão Consensual.
Antes da mudança, era muito comum o funcionário fazer um acordo informal com o empregador. Ele solicitava uma dispensa sem justa causa para receber todos os benefícios e se comprometia a devolver apenas a multa de 40% sobre o valor do FGTS. Essa nova modalidade visa reduzir esse tipo de negociação.
A Demissão Consensual, PREVISTA NO ARTIGO 484-A DA NOVA CLT, define que o trabalhador não terá direito ao ingresso no Programa de Seguro-Desemprego, terá direito a sacar apenas 80% do seu FGTS e que os pagamentos dos seguintes itens serão reduzidos pela metade:
- aviso prévio, se indenizado;
- indenização sobre o saldo do FGTS (de 40% para 20%)
Além disso, a Reforma traz mais uma mudança, tornando a homologação em sindicatos não obrigatória para a dispensa. Essa é facultativa ao empregado. Essa alteração não deverá fraudar o empregado, uma vez que o mesmo fica protegido, podendo questionar a rescisão mediante processo trabalhista dentro do prazo prescricional de 2 anos (Art. 11-A da CLT).
Desejamos que esse material possa te auxiliar na melhor tomada de decisão para a sua empresa.
DICA: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal
Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Conteúdo original Grupo Mathesis
O post Demissão após Reforma Trabalhista: Entenda seu funcionamento apareceu primeiro em Jornal Contábil Brasil – Notícias do Brasil e do Mundo.
Fonte: Jornal ContábilAbertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui