O processo para dar entrada no pedido de aposentadoria junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), de fato pode gerar muitas dúvidas para o segurado.
É importante saber que existem vários tipos de aposentadorias pagas pelo INSS, inclusive com condições diferenciadas para quem já contribuía antes da Reforma da Previdência.
Nesse sentido, uma das principais dúvidas por parte dos segurados diz respeito à documentação necessária para solicitar a aposentadoria.
Afinal de contas, deixar de enviar todos os documentos corretos podem fazer com que seu benefício seja negado, venha com um valor menor ou ainda te cobrará mais alguns meses de contribuição.
Logo, o segurado precisa ficar extremamente atento com a documentação necessária para se aposentar, ou a falta dos documentos corretos podem lhe causar enormes dores de cabeça.
Sendo assim, hoje vamos conhecer quais são os documentos ideais que o segurado deve ter em mãos para garantir a concessão do benefício.
Documentos essenciais para todas as aposentadorias
Independente de qual seja a aposentadoria a que você tem direito, alguns documentos você sempre precisará apresentar ao INSS para garantir a concessão do benefício.
Então, você como segurado deve ter os seguintes documentos quando for requerer o benefício:
- Documento de Identidade (RG);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Carteira de trabalho – caso tenha mais de uma, você deve levar todas;
- PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador, composto por 11 números;
- Carnês de contribuição para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante algum período;
- Extrato CNIS, que pode ser emitido através do site e aplicativo Meu INSS.
Caso o segurado solicite aposentadorias mais específicas, como a aposentadoria por invalidez, especial, ou outro benefício, será necessário ter em mãos alguns documentos referentes às especialidades seguidas, como:
- Laudos médicos, exames, receituários;
- Formulários para trabalhador rural ou pescador artesanal;
- Documentação rural (declarações de imposto de renda, notas fiscais, documentos de cooperativa, etc.);
- PPP — Perfil Profissiográfico Previdenciário;
- Contratos de serviço;
- Cópia de processo trabalhista, para prova de vínculo, etc.
Por exemplo, no caso do segurado que vai solicitar a aposentadoria especial, o segurado deverá apresentar o PPP que é expedido pelo empregador ou pelo sindicato da categoria.
Assim como no caso de quem solicita a aposentadoria por invalidez e deve apresentar laudos médicos, exames, atestados, declarações médicas e receituários.
Dessa forma, em caso de dúvidas ou para mais orientações, o segurado pode entrar em contato por telefone com o INSS pelo número 135, ou ainda procurar um advogado para ajudar nessa questão.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui