O Brasil é um País com muitos tributos como impostos, taxas e contribuições, porém, nem todos os contribuintes entendem como cada uma dessas cobranças funciona. E isso é algo importante e que deve ser entendido.
No artigo de hoje, explicaremos o que são e como funcionam os tributos, impostos, taxas e contribuições do Brasil.
Boa leitura!
Tributos, impostos, taxas e contribuições
Veja abaixo o que são tributos, impostos, taxas e contribuições:
Tributos
Todos Impostos, taxas e contribuições podem ser considerados tributos, isso mesmo, segundo o art. 3° do Código Tributário Nacional (CTN):
“Tributo é toda prestação pecuniária, compulsória, em moeda ou valor que nela possa ser expresso, que não seja decorrente de ato ilícito, presente em lei, e que seja cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.
Portanto, todas as formas de arrecadação citadas neste artigo podem ser consideradas tributos, esses valores têm como finalidade manter o Estado funcionando.
É com arrecadação de tributos que o poder público se mantém em funcionamento.
Impostos
Como citamos, o Imposto é uma das formas do tributo, o pagamento dos Impostos ocorre por conta da prestação de um serviço, venda de produtos e até mesmo por conta da sua renda. Não pagar um Imposto pode ocasionar multas e outras penalidades.
Veja abaixo os principais Impostos:
- Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS);
- Imposto de Renda (Pessoa Física e Jurídica);
- Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU);
- Imposto s/Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Imposto sobre Operações de Crédito (IOF);
- Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Taxas
A taxa, segundo o artigo 145 da CF/88, é um tributo a ser instituído pela União, Estados, Distrito Federal e os Municípios.
O fato gerador desse tributo é um fato do Estado, não do contribuinte.
Se existe a prestação ou somente disponibilidade de algum determinado serviço público, por parte do Estado, ao contribuinte, de forma regular, como, por exemplo, o corpo de bombeiros, então há incidência de Taxa.
Podemos citar como exemplos a taxa de iluminação cobrada pelos municípios, taxa para abrir uma empresa, entre outras formas de taxação.
Contribuições
Existem 4 tipos de contribuições principais, que são as seguintes:
- Contribuições: Esses Tributos possuem um objetivo específico, entretanto, para uma demanda já existente;
- Contribuições de Melhorias (Exemplo: tributos cobrados para obras públicas);
- Contribuições Parafiscais (exemplo: tributos para financiar atividade pública como SEBRAE, SENAI, SESC, etc.);
- Contribuições Especiais (exemplo: PIS/PASEP).
Apresentamos brevemente o que são contribuições, porém, como citamos anteriormente, taxas, impostos e contribuições são todos formas de tributação impostas pelo poder público com alguma finalidade.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post Entenda o que são tributos, impostos, taxas e contribuições apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui