Se você tem ou pensa em abrir uma empresa, com certeza já se perguntou o que é o Simples Nacional. 

Ele é um regime tributário simplificado que unifica tributos em um único boleto (DAS), destinado a facilitar a gestão fiscal de ME, EPP e MEI.

Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da  é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre o Simples Nacional 2025 e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!

O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:

O que é Simples Nacional?

De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “O Simples (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) foi criado em 1996 pela Lei nº 9.317/1996 para simplificar a tributação de micro e pequenas empresas.

Em 2006, essa lei foi revogada pela Lei Complementar nº 123/2006, que instituiu o Simples Nacional, unificando tributos federais, estaduais e municipais.”

Como funciona a opção pelo Simples Nacional?

De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:”Basicamente, as empresas enquadradas nesse regime pagam seus tributos em um único boleto: o DAS. Isso facilita o pagamento de impostos federais, estaduais e municipais.

  • Se sua empresa já existe, você pode optar pelo Simples Nacional até o último dia útil de janeiro de cada ano.

Se você está abrindo uma nova empresa, pode escolher esse regime em até 30 dias após a aprovação da inscrição estadual ou municipal, desde que não ultrapasse 60 dias da inscrição no CNPJ.”

Quais as obrigações do Simples Nacional 2025?

Segundo o Blog da é-Simples Auditoria:”As obrigações do Simples Nacional para 2025 são basicamente as responsabilidades que as empresas precisam cumprir para manter o regime tributário simplificado. De forma simples, são as seguintes:

  1. Pagamento de Tributos: As empresas precisam pagar os impostos devidos mensalmente, através de um único documento de arrecadação, chamado DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
  2. Declaração Anual: Todos os anos, as empresas devem enviar a Declaração do Simples Nacional (DASN-Simei ou DASN-Simples), que é uma prestação de contas para informar o total de receitas do ano e o valor pago de tributos.
  3. Emissão de Notas Fiscais: As empresas devem emitir notas fiscais para todas as vendas ou prestações de serviços, como forma de documentar suas operações.
  4. Manter a Regularidade Fiscal: A empresa precisa estar com todos os impostos e contribuições pagos corretamente, sem pendências.
  5. Controle de Receitas: As empresas do Simples Nacional devem manter o controle das receitas e despesas para calcular o imposto de forma correta.”

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Obrigado pela leitura!

Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. Artigo “Simples Nacional 2025: Guia Completo!”. Disponível em:https://blog.esimplesauditoria.com.br/simples-nacional/. Por Leonel Monteiro em 24/02/2025.

O post Evite erros e maximize seus benefícios: Guia Completo do Simples Nacional 2025! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil