A modalidade de saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), continua disponível aos trabalhadores de todo o país. Porém, o calendário de depósito e saque está chegando ao fim: aqueles que ainda tem interesse precisam solicitar o recebimento do recurso até o dia 31 de dezembro. De acordo com a Caixa Econômica Federal, todos os trabalhadores que estavam habilitados já receberam o crédito dos recursos em suas poupanças digitais. Porém, se você ainda não recebeu o dinheiro e pretende fazer o saque, saiba como garantir o seu direito:
- Acesse o site da Caixa ou aplicativo FGTS;
- Faça a atualização de seus dados pessoais;
- Peça a abertura da conta poupança através do próprio aplicativo;
- Receberá as informações sobre o valor que poderá ser sacado e a data prevista;
- Pelo sistema, acompanhe todo o processo por meio de seu aparelho celular ou computador, sem precisar de ir até uma agência da Caixa.
Não quero receber, o que fazer?
Assim como é feita a solicitação para o recebimento do benefício, o trabalhador também deve informar à Caixa Econômica Federal que não tem interesse em sacar o dinheiro. Neste caso, o pedido é feito pelo mesmo sistema, sendo necessário apenas clicar no botão “Não quero receber”.
Diante disso, a Caixa tem até 10 dias para aceitar o aviso antes da data que está programada para o depósito do dinheiro, mas se o trabalhador deixar de se manifestar deve esperar que o recurso volte para a conta FGTS, o que acontecerá no dia 30 de novembro.
Mas se você faz parte do grupo que avisou à Caixa que não queriam receber mas acabou mudando de ideia, saiba que ainda é possível registrar o “desfazimento do crédito” no aplicativo ou site. Como mencionamos acima, o pedido de resgate dos valores ficará disponível até o último dia do ano corrente.
Saque Emergencial
Os últimos que receberão o FGTS Emergencial são os nascidos entre os meses de setembro à dezembro. Eles já tiveram o dinheiro depositado em suas contas, porém, somente poderão fazer o saque a partir dos dias 31 de outubro e 14 de novembro, respectivamente.
O valor que pode ser recebido é de até R$ 1.045 sendo esta, uma das medidas estabelecidas pelo Governo Federal para amenizar os impactos causados pela pandemia de coronavírus. Com isso, a expectativa é de que cerca de 60 milhões de trabalhadores sejam beneficiados com mais de R$ 37,8 bilhões.
Acompanhe suas informações
Para saber se você tem direito ao recurso ou acompanhar as movimentações referentes ao FGTS, a Caixa Econômica Federal disponibiliza alguns meios de atendimento à população.
Já citamos o site FGTS (caixa.gov.br), mas temos ainda a Central de Atendimento Caixa 111, através da opção 2; além do Internet Banking Caixa ou o app FGTS para aqueles que preferem mais facilidade na hora de acessar suas informações.
Por Samara Arruda
O post FGTS Emergencial: saiba como solicitar o benefício ou informar que não deseja fazer o saque apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui