Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A intensidade das chuvas está castigando várias cidades do nosso país. Depois da Bahia e de Minas Gerais no final do ano passado, em fevereiro foi a vez de Petrópolis (RJ) e agora neste último fim de semana foi a vez da Baixada Fluminense e Angra dos Reis (também no Rio de Janeiro) serem afetadas.

Em todos estes locais, os prefeitos decretaram estado de calamidade pública. Neste caso, os trabalhadores que têm saldo no FGTS podem ter o direito ao saque-calamidade.  A Caixa Econômica Federal é a responsável pela liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nas cidades do Estado do Rio de Janeiro que foram atingidas por fortes chuvas e por enchentes nos últimos dias.

A medida estará disponível para moradores dos municípios de Angra dos Reis, Belford Roxo, Mangaratiba, Mesquita, Paraty e Nova Iguaçu. O banco vai ajudar as autoridades locais a delimitarem as áreas afetadas pela calamidade, e depois dessa definição, os trabalhadores que tiveram residências afetadas poderão fazer o saque através do aplicativo do FGTS. 

O valor máximo de retirada é de R$ 6.220, de acordo com o banco, e os saques poderão ser feitos em contas da Caixa ou de outra instituição.

Os valores serão disponibilizados para saque após decretos municipais declarando o estado de calamidade e reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional. Além disso, a Caixa tomará outras medidas para ajudar os moradores das cidades afetadas. Desde segunda-feira, as agências dos municípios afetados estão abrindo uma hora mais cedo, às 9 horas, para atender à população. Além disso, hoje, dia 06, o caminhão-agência da Caixa deve chegar a Angra dos Reis, com funcionamento das 8 horas às 16 horas.

O banco permitirá ainda a pausa por até 90 dias nos contratos de financiamento habitacional nas áreas atingidas, mediante solicitação nas agências, acionamento de seguro habitacional de forma imediata e incorporação das prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes. Outras condições especiais em empréstimos pessoais e em operações para pessoas jurídicas serão concedidas pelo banco público, além de pausa em financiamentos de hospitais nas regiões afetadas. 

Por fim, a Caixa também dará assessoria técnica às administrações municipais, para que determinem os danos e os custos para a recuperação de obras em andamento e edificações atingidas pelo evento climático, como pontes, vias de acesso e estruturas de abastecimento de água, entre outros. 

Como sacar o FGTS pelo aplicativo?

Para solicitar o Saque do FGTS Calamidade através do APP FGTS, siga os passos a seguir:

  1. Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”; ​
  2. Escolha a opção “Outras Situações de Saques”; ​
  3. Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”; ​
  4. Selecione o munícipio de sua residência e clique em​ “Continuar”; ​
  5. Escolha uma das opções para receber seu FGTS​:
    • Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,
    • Sacar presencialmente. ​
  6. Faça Upload dos documentos requeridos;
  7. Confira os documentos anexados e confirme; ​
  8. A CAIXA irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

O post FGTS liberado para saque em cidades castigadas pela chuva. Entenda apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui