FGTS: você ainda pode fazer o saque-aniversário

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, já disse que se depender dele o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) acaba no próximo mês. Enquanto isso não acontece, o trabalhador que nasceu no mês de fevereiro pode aderir à modalidade.

O trabalhador que faz aniversário em fevereiro tem até o último dia útil deste mês para fazer isso e garantir o saque ainda em 2023. Após esse prazo, quem aderir a modalidade só poderá sacar o dinheiro em 2024.

O ministro do trabalho deixou bem claro porque é contra o saque-aniversário. Ele acredita que a modalidade deixa os brasileiros sem recursos de emergência quando mais precisam. 

Leia Também: Código de acesso Simples Nacional: Entenda o que é e como gerar

Quando fica disponível o valor do saque-aniversário?

O valor fica disponível no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador e pode ser sacado até três meses depois (até o último dia útil do segundo mês após o aniversário).

Para receber em 2023, é necessário que o pedido pelo saque seja feito até o último dia do mês de seu aniversário. Os nascidos neste mês que aderirem ao saque poderão retirar o dinheiro até o dia 28 de abril de 2023.

O valor que você vai sacar dependerá do saldo da sua conta vinculada no FGTS e varia de 5% a 50% do montante, acrescido de uma parcela adicional fixa que também depende do valor do saldo total. Confira a tabela:

Lembrando que o trabalhador que opta pelo saque-aniversário perde o direito de sacar o saldo total do FGTS em casos de demissão sem justa causa. Recebendo apenas a multa rescisória de 40%.

Leia Também: Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio vai a R$ 160 milhões

Calendário de pagamento do saque-aniversário

O post FGTS: você ainda pode fazer o saque-aniversário apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui