Imagem por @rawpixel.com / freepik / editado por jornal contábil

De acordo com o recém nomeado Ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, o governo deve liberar uma MP (Medida Provisória) a qual visa conceder uma espécie de gratificação aos servidores do INSS

A ideia é pagar o valor de R$ 50 por cada processo analisado pelo servidor, como um estímulo para acelerar os pedidos em espera acumulados no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

Nesta linha, a medida vem frente aos constantes aumentos na fila de espera do INSS, que por sua vez, bateu recorde quanto ao número de segurados que aguardam a análise dos seus requerimentos à autarquia. Conforme Oliveira, a fila já soma 1,6 milhão de pedidos em aberto.

Ademais, a medida também tem como intuito conter a greve dos servidores do órgão. O movimento de paralisação está em vigor desde 23 de março de 2022, em 23 estados brasileiros. 

Em resumo, a principal reivindicação dos grevistas é um reajuste salarial de 19,9%. Tal pedido vem em decorrência das perdas salariais que impactam a classe, desde o início de 2019. 

Concursos públicos para servidores do INSS para reduzir a fila

De acordo com técnicos vinculados ao INSS, o governo reconhece o tamanho da fila por espera da autarquia, e tem se empenhado para procurar uma solução, como a aplicação da MP descrita previamente no artigo. 

Ainda sim, é quase um consenso entre a atual gestão do país e o órgão, que a grande problemática é a ausência de profissionais trabalhando no INSS. O número de servidores seria insuficiente para atender a atual demanda. 

Nesta linha, vale ressaltar que desde 2018 não há uma reposição nos cargos de trabalhadores que já se aposentaram, resultando na falta de funcionários. Sendo assim, alguns diretores do INSS apontam que a única maneira de reduzir a fila é abrir novos concursos, para trazer novos profissionais para atuar na autarquia. 

Conforme dados da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), hoje o órgão possui um déficit estimado em 23 mil servidores. 

Diante deste cenário, o ministro Oliveira afirmou que não descarta a possibilidade de abrir novos concursos. Segundo o divulgado, o ministro já havia feito um pedido para reposição de 7.500 vagas, entretanto, não ainda não recebeu retorno sobre o assunto. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

O post Governo pode pagar uma gratificação aos servidores do INSS apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui