Uma coisa é certa: falamos muito sobre despesas dedutíveis quando é época de enviar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal. E, isso acontece, porque as despesas dedutíveis podem diminuir o valor devido ao tributo e, até mesmo, aumentar a restituição do contribuinte – caso houver.

Dentro das despesas dedutíveis, encontramos os gastos médicos que, em sua maioria, são passíveis de dedução. Embora esta categoria cause diversas dúvidas, como é o caso das perguntas abaixo:

1.  É possível deduzir remédio no Imposto de Renda?

2.  Devo declará-los no Imposto de Renda?

Por isso, neste artigo, nos propomos a solucionar essas questões, a fim de ajudá-lo a declarar o seu imposto com mais facilidade e eficiência. Confira.

É possível deduzir remédio no Imposto de Renda?

Os remédios comprados diretamente em farmácias não poderão ser deduzidos do seu tributo – mesmo com prescrição médica – mas aqueles contidos em conta hospitalar poderão. Por isso, irá depender da situação.

IR2020: Como declarar e deduzir remédios no Imposto de Renda?

Como declarar remédio no Imposto de Renda?

Remédio entra na declaração do Imposto de Renda quando ele está incluso a um gasto médico, por exemplo, se você ou algum de seus dependentes ou alimentandos foi internado e medicado dentro de um hospital particular, a medicação será incluída na sua conta.

Assim, quando você for declarar seu gasto hospitalar, a medicação será declarada indiretamente e, nesse caso, também deduzida. Ou seja, não é possível declarar diretamente suas medicações no IR, inclusive não há nem mesmo um campo específico para tal.

Mas, para que isso aconteça, lembre-se de pedir a nota fiscal do serviço prestado, pois você apenas conseguirá declarar de maneira adequada e manter-se transparente com a Receita Federal, com CPF/CNPJ e assinatura da instituição prestadora do serviço em questão.

Além disso, as despesas com saúde devem ser informadas na ficha “Pagamentos Efetuados” e lá discriminadas. Para isso, basta inserir um campo “Novo” e escolher o código referente ao procedimento e pagamento efetuado.

Será preciso, do mesmo modo, mencionar se a despesa foi feita com o titular da declaração, seus dependentes ou alimentandos, o nome e o CPF/CNPJ do prestador do serviço e o valor pago.

Por fim, essas são as únicas maneiras de declarar e deduzir remédios no Imposto de Renda. Assim, caso você tenha tido gasto com contas hospitalares no ano-calendário da declaração, é provável que consiga declará-los, visto que o informe do hospital costuma discriminar os valores pagos pelo paciente.

No entanto, se seus gastos com saúde foram de outra natureza, confira quais são as despesas médicas passíveis de dedução e declare-as com atenção. Talvez, dessa forma, você possa conseguir o abatimento esperado no seu IR 2020.

Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Fonte: Leoa

IR2020: Como declarar e deduzir remédios no Imposto de Renda?

O post IR2020: Como declarar e deduzir remédios no Imposto de Renda? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui