Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Caixa Econômica Federal vai liberar o lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Para isso acontecer, o Conselho Curador do FGTS vai se reunir na terça-feira, 10 de agosto par definir os valores previstos de R$ 5,9 bilhões para serem repassados às contas dos trabalhadores.

O rendimento será direcionado aos trabalhadores formais conforme o saldo que possuíam em suas contas no fundo até 31 de dezembro do ano passado.

Rendimento do FGTS

Anualmente o FGTS tem um rendimento fixado em 3% mais a porcentagem da TR (Taxa Referencial), esta taxa se encontra zerada. Esse rendimento de 3% ao ano + a TR já foi repassado aos titulares.

Atualmente o FGTS possui mais de 83 milhões de trabalhadores cotistas, sendo um total de 166 milhões de contas ativas (emprego atual) e inativa (emprego anterior), são justamente estas contas que poderão ser beneficiadas com a liberação do lucro.

Como sacar o lucro do FGTS?

O trabalhador precisa saber que o pagamento do lucro não vai permitir um novo saque do FGTS. Sendo assim, o valor não será sacado imediatamente. Isso só será possível em casos em que o trabalhador for demitido sem justa causa, compra da casa própria, aposentadoria, etc.

Quem sacou o FGTS pode receber o lucro?

Isso vai depender do período em que o trabalhador realizou o saque. Se você fez o resgate em 2021 a porcentagem do lucro será concedida, isso porque, visto que é calculado sobre o saldo que você tinha no final de 2020. Mas, se você fez o saque antes de 31 de dezembro de 2020, o valor do bônus será reduzido.

Como consultar o saldo?

Para consultar o saldo do FGTS e todos os depósitos que já foram realizados em suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, basta acessar o aplicativo FGTS ou Internet Banking da Caixa. Confira:

  • Baixe o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS;
  • Clique na opção “Cadastrar”;
  • Informe os dados solicitados pelo aplicativo;
  • Confirme o cadastro.
  • Em seguida, consulte o “Extrato do FGTS” e procure pela entrada denominada “cred dist resultado ano base 12/2020”.
  • Nesse momento, o valor do lucro repassado estará à frente do nome.

Também pelo aplicativo, é possível aderir ao saque-aniversário. Sendo permitido que o trabalhador receba todo ano uma parcela do valor que estiver disponível em suas contas do Fundo.

Distribuição do Lucro do FGTS

O valor do lucro deverá estar liberado nas contas do FGTS até 31 de agosto de 2021. Mas, tudo vai depender como será feita a distribuição de R$ 5,9 bilhões pelo Conselho Curador do FGTS. O valor é referente a parte do lucro obtido pelo Fundo em 2020.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

Quem pode sacar o FGTS?

  • Trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)
  • Trabalhadores rurais
  • Trabalhadores intermitentes
  • Temporários (trabalhadores urbanos contratados por uma empresa para prestar serviços por determinado período)
  • Trabalhadores avulsos (quem presta serviços a inúmeras empresas, mas é contratado por um sindicato e, por isso, não tem vínculo empregatício, como estivadores)
  • Atletas profissionais (como os jogadores de futebol) Empregados domésticos (de forma obrigatória desde 1º de de outubro de 2015)
  • Safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita).

O post Lucro do FGTS pode ter saque imediato? Confira apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui