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Não existe nada pior do que tentar conseguir algo varias vezes e acabar falhando. E isso acontece com muita frequência com aquelas pessoas que estão no processo de aposentadoria.

Se você está neste empasse, preste bastante atenção, pois vamos listar 3 motivos que podem ser a causa de você não conseguir sua tão sonhada aposentadoria.

Erros no CNIS

O Cadastro Nacional de Informações Sociais é um documento que reúne todos os vínculos trabalhistas e previdenciários do trabalhador.

Ou seja, os dados sobre o seu histórico de trabalho também constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), lá tem todas as informações do seu histórico profissional.

E a falta de algum registro pode prejudicar na hora de solicitar sua aposentadoria.

Para consultar seu CNIS basta:

  • Acessar o Meu INSS;
  • Fazer o login com CPF e senha ou o cadastro (se for o primeiro acesso);
  • Na tela inicial, na aba de opções “Para Você”, clique em “Extrato de Contribuição (Cnis)”;
  • É possível olhar os dados na tela, ou pedir para “Baixar PDF”; se optar por baixar, escolha a versão completa (vínculos e remunerações)

Caso o seu CNIS esteja com erros, para corrigir basta:

  • Ligar no telefone 135 e pedir a correção
  • Após a solicitação, será aberta uma tarefa no Meu INSS para envio de documentação comprobatória
  • É preciso ficar atento ao prazo dado pelo INSS e enviar os documentos dentro desse período

Falta de documentação

A falta de documentação no momento da solicitação da sua aposentadoria, é uma das causas do indeferimento da sua aposentadoria.

Independente de qual seja a aposentadoria a que você tem direito, alguns documentos você sempre precisará apresentar ao INSS para garantir a concessão do benefício.

Então, você como segurado deve ter os seguintes documentos quando for requerer o benefício:

  • Documento de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho – caso tenha mais de uma, você deve levar todas;
  • PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador, composto por 11 números;
  • Carnês de contribuição para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante algum período;
  • Extrato CNIS, que pode ser emitido através do site e aplicativo Meu INSS.

Caso o segurado solicite aposentadorias mais específicas, como a aposentadoria por invalidez, especial, ou outro benefício, será necessário ter em mãos alguns documentos referentes às especialidades seguidas, como:

  • Laudos médicos, exames, receituários;
  • Formulários para trabalhador rural ou pescador artesanal;
  • Documentação rural (declarações de imposto de renda, notas fiscais, documentos de cooperativa, etc.);
  • PPP — Perfil Profissiográfico Previdenciário;
  • Contratos de serviço;
  • Cópia de processo trabalhista, para prova de vínculo, etc.

Falta de reconhecimento de atividade especial

Uma situação que pode impactar profundamente o pedido da sua aposentadoria é a falta de reconhecimento da atividade especial.

Por exemplo, se você trabalhou 20 anos em uma indústria, onde esteve exposto a diversos agentes insalubres, e após o período trabalhado resolveu protocolar o pedido de aposentadoria especial.

Para ter o reconhecimento é preciso apresentar:

  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
  • Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT);
  • Carteira de Trabalho
  • Laudos de insalubridade em ação trabalhista
  • Certificados de cursos e/ou apostilas
  • DIRBEN 8030 (antigo SB-40, DISES BE 5235, DSS 8030)

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Fonte: Jornal Contábil
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