Saque do FGTS - Imagem por Ricardo Matsukawa / VEJA.com / editado por Jornal Contábil

O saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) está sendo liberado pela Caixa Econômica Federal aos mais de 42 milhões de trabalhadores brasileiros que possuem saldo nas contas vinculadas ao fundo.

O pagamento está sendo feito em um calendário escalonado conforme o mês de nascimento dos trabalhadores, onde já receberam os nascidos entre os meses de janeiro e março.

Contudo, recentemente começamos a receber algumas dúvidas de leitores que questionaram o que poderia acontecer se perdessem a data de recebimento definida pelo governo.

O que acontece se eu perder a data de saque?

Essa é uma dúvida que começamos a receber nos últimos dias, sobre o que poderia acontecer se o trabalhador perder o dia de saque do FGTS.

Bom, para responder a essa pergunta seremos diretos! NADA. Não acontecerá nada se o trabalhador perder a data do saque extraordinário do FGTS.

Isso porque o calendário é relacionado ao momento em que o dinheiro estará disponível para saque, sendo assim, não há risco algum em perder o dinheiro em caso de perder a data do calendário.

Além disso, o prazo máximo para que os trabalhadores possam movimentar o dinheiro vai até o mês de dezembro para todos os beneficiários, independente do mês de nascimento.

Próximos pagamentos do saque extraordinário do FGTS

Como dito anteriormente, os trabalhadores nascidos entre janeiro e março já tiveram o saldo do saque extraordinário liberado, restando os pagamentos para nascidos de abril a dezembro.

Confira as datas:

Em todos os casos o dinheiro será depositado em uma Conta Poupança Social Digital que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para celulares Android e iOS.

O trabalhador que não possui Conta Poupança Social Digital não deve se preocupar, pois, a Caixa abrirá automaticamente uma conta em titularidade do trabalhador no dia do saque.

Em caso de dúvidas, não deixe de acessar o aplicativo FGTS disponível para celulares Android e iOS. Pelo aplicativo o trabalhador gerencia todos os depósitos e confere todo o saldo e possibilidades de saque do Fundo de Garantia.

No caso do saque extraordinário do FGTS, pelo aplicativo o trabalhador consegue consultar as seguintes informações:

  • saldo que será liberado;
  • a data de pagamento;
  • informar que não quer receber o crédito do valor;
  • solicitar o retorno do valor creditado para a conta FGTS;
  • alteração cadastral para criação de Conta Poupança Social Digital.

O post Perco direito ao saque do FGTS se perder o dia do calendário? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui