PPP eletrônico disponível no site Meu INSS e eSocial

Alguns tipos de profissionais trabalham com agentes nocivos à saúde ou em profissões cuja a vida pode estar em risco. Para esta categoria é possível se aposentar por tempo especial. Na hora de solicitar o benefício junto ao INSS, é preciso de um documento com um nome esquisito, mas muito importante: o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

Contudo, a partir deste ano, determinou-se que o PPP passará a ser exclusivamente em meio eletrônico pelas empresas e deverá ser preenchido para todos os segurados, independentemente do ramo de atividade da organização e da exposição a agentes nocivos. 

Sua visualização tinha a previsão de estar disponível no site Meu INSS e eSocial desde segunda-feira, dia 16, o que não ocorreu. Com um atraso de três dias, somente nesta quarta-feira, dia 18, ele está à disposição.

O eSocial é a plataforma que unifica a comunicação entre empregadores (empresas) e o Governo, em termos do envio de informações relativas aos colaboradores. 

Dessa forma, o PPP Eletrônico passa a ser emitido exclusivamente via web, a partir das informações constantes nos eventos de Segurança e Saúde no Trabalho – SST no eSocial. O documento precisa ser preenchido para todos os segurados, independentemente do ramo de atividade da organização e da exposição a agentes nocivos.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto.

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O que é o PPP?

Conforme mencionado, a sigla PPP significa Perfil Profissiográfico Previdenciário. Trata-se de um documento histórico-laboral que apresenta as condições de trabalho as quais o trabalhador estava exposto e as suas condições de saúde. Esse registro existe desde 2004 e é obrigatório para toda corporação, o que inclui as micro e pequenas empresas. 

O elaboração do documento pela organização, baseia-se no:

  • Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT);
  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
  • Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT);
  • Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

O registro precisa de atualização anual ou sempre que houver alterações nas condições descritas no documento. Isso pode acontecer em caso de acidentes e mudanças de cargo, por exemplo.

O PPP precisa conter a assinatura das pessoas responsáveis pelas informações do documento, como o engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho ou o responsável pela empresa.

Com a instauração do PPP eletrônico, essas informações ficam disponíveis ao segurado por meio do aplicativo Meu INSS.

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Aposentadoria especial

O PPP é um dos documentos mais importantes na hora do trabalhador solicitar sua aposentadoria. No caso, estamos falando da aposentadoria especial.

A aposentadoria especial concede-se aos segurados que exercem atividades com exposição a agente nocivos à saúde, como produtos químicos, físicos e biológicos, de forma permanente e ininterrupta e em níveis acima dos permitidos por lei. 

Já para o empregador é importante ter o PPP de seus colaboradores em dia a fim de evitar multas e possíveis ações judiciais.

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Fonte: Jornal Contábil
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