Imagem por @artalvesmon / freepik

O abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 foi pago durante os meses de fevereiro e março deste ano. Porém, muitos trabalhadores não sacaram os valores e agora querem saber se vão poder retirar o dinheiro.

Será possível o trabalhador que ainda não sacou o abono salarial PIS/Pasep 2020, retirar o valor até o dia 29 de dezembro de 2022.

O calendário de 2020 era para ter sido liberado no ano passado. No entanto, por conta da pandemia da Covid-19, o repasse do valor sofreu algumas alterações. E o pagamento do PIS/Pasep 2020 foi transferido para 2022. O calendário foi liberado em 8 de fevereiro e encerrado no dia 31 de março.

Essas mudanças acabaram também alterando o pagamento do abono salarial referente ao ano-base de 2021. Segundo informações do Governo Federal o calendário só será liberado no início do ano que vem. Desta forma, o trabalhador precisará esperar a chegada de 2023 para poder sacar o dinheiro referente ao ano-base 2021.

Quem pode sacar o abono salarial 2021?

Para ter direito ao abono salarial 2021, o trabalhador vai precisar cumprir alguns requisitos:

  • Possuir cinco anos ou mais de inscrição no PIS/Pasep;
  • Ter exercido alguma atividade, com carteira assinada, por pelo menos 30 dias em 2021;
  • Ter recebido remuneração média de até dois salários mínimos em 2021;
  • Possuir os dados atualizados na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.

Como consultar e sacar?

O PIS (Programa de Integração Social) destinado aos trabalhadores da iniciativa privada é pago pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é destinado ao servidor público e é pago pelo Banco do Brasil.

Para o trabalhador ou servidor público ter informações sobre o benefício, deverá acessar os canais de atendimento:

Caixa Econômica Federal

O trabalhador com carteira assinada pode acessar o aplicativo Caixa Trabalhador, Internet Banking e telefone 0800 726 0207;

Banco do Brasil

Os servidores públicos para ter informações sobre o Pasep poderá ligar para a central de atendimento do Banco do Brasil: telefones 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades); e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Também é possível acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou ainda ligar para a central telefônica Alô Trabalho, no número 158.

Abono salarial PIS/Pasep ano-base 2019

Também em 2022, os trabalhadores que não sacaram o abono salarial referente ao ano-base 2019 vão poder retirar o dinheiro.

Segundo a Caixa, alguns trabalhadores podem não ter tomado conhecimento do calendário de pagamento ou até mesmo esquecido o dinheiro no banco.

Para ter direito ao abono salarial será preciso ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2019.

Desta forma, eles estão tendo uma segunda chance para retirar os valores. Neste caso, são oferecidas quatro formas para solicitar o saque do dinheiro:

Aplicativo

Você poderá fazer o pedido por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS). Neste caso, será necessário fazer o seu login ou criar conta (caso não tenha) e depois pedir a reemissão do abono.

Telefone

O trabalhador que ainda não sacou o abono salarial ano-base 2019, poderá pedir o saque do recurso ligando para o número 159 (Alô Trabalhador).

E-mail

Outra opção é enviar um e-mail para o endereço eletrônico [email protected] e solicitar o repasse. Lembre-se de trocar o termo “uf” pela sigla do seu estado, como por exemplo: [email protected]

Presencialmente

Neste caso, você deve ir a uma unidade da Superintendência do Ministério do Trabalho e Previdência com seu PIS/Pasep em mãos e um documento de identidade.

O post Quem não sacou o PIS/Pasep 2020 vai poder retirar o dinheiro? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui