
A Receita Federal iniciou o envio de comunicados a mais de 340 mil contribuintes que se encontram em situação de inadimplência e que correm o risco de ter seus parcelamentos cancelados.
Do total de contribuintes notificados, 250 mil possuem mais de seis parcelas vencidas, condição que, pelas regras vigentes, já caracteriza a hipótese de exclusão do acordo.
A perda do parcelamento implica a cobrança integral e imediata da dívida, com todos os seus acréscimos. Contudo, a Receita reforça que o contribuinte ainda pode buscar a regularização do débito na esfera administrativa, mesmo após a exclusão do acordo.
Regularização evita aumento da dívida
A orientação é clara: a regularização imediata é importante para evitar que o valor devido se eleve.
A Receita alerta que, com o cancelamento, podem incidir novos encargos, acréscimos legais ou honorários, elevando significativamente o montante total da dívida. Ao regularizar a situação rapidamente, o contribuinte pode manter um valor menor para o débito.
Leia também:
- Mesmo às vésperas da Black Friday, Natal já lidera interesse online no Brasil, aponta análise da Do Follow
- Receita Federal alerta: 340 mil contribuintes correm risco de exclusão de parcelamentos
- Aprovada aposentadoria especial para agentes de saúde. Impacto é de bilhões
- O que ninguém te contou sobre o Novo Processo de Importação (NPI)
- Fim da escala 6×1 pode ter transição para micro e pequenas empresas
Renegociação é rápida e online
O processo de renegociação é simples e pode ser feito totalmente pela internet. O contribuinte pode verificar sua situação e solicitar um novo acordo através de dois canais principais:
- Portal de Serviços da Receita Federal:
- O acesso está no menu “Meus Parcelamentos do Simples”.
- Portal do Simples Nacional:
- Acesse o endereço para solicitar a negociação.
Alerta de Regularidade: Aviso Preventivo
Além dos comunicados de risco de exclusão, a Receita Federal também encaminhou 204 mil mensagens adicionais a contribuintes com parcelamentos do Simples Nacional que têm apenas 1 ou 2 parcelas em atraso.
Nesses casos, não há risco de exclusão. Trata-se de um alerta de regularidade, que visa incentivar o pagamento tempestivo e evitar que o débito evolua para uma situação de risco futuro.
A iniciativa faz parte da estratégia da Receita Federal de promover a conformidade fiscal, focando na orientação e na prevenção da inadimplência.
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
O post Receita Federal alerta: 340 mil contribuintes correm risco de exclusão de parcelamentos apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte: Jornal Contábil
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui


