Aqueles que já optaram pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem realizar o resgate ainda em 2021, no mais tardar ao início de 2022. Contudo, vale ressaltar que a retirada do saldo do fundo é feita a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário até o segundo mês subsequente, Assim sendo, pode ser que o saque de alguns beneficiários já tenha expirado esse ano.
A modalidade permite a retirada parcial do saldo presente no FGTS, de modo que é permitido o saque de até 50% do fundo, o que por sua vez, irá variar conforme o valor em conta, no fundo, além de possíveis adicionais. Para um entendimento melhor, confira a tabela:
Lembrando que o saque-aniversário trata-se de uma modalidade opcional, de maneira que ao escolher por sacar o FGTS desta maneira, o cidadão perde o direito ao saque-rescisão integral, disponibilizado na demissão sem justa causa. Neste caso, ele só terá direito a multa de 40% sob o dinheiro acumulado no fundo.
Ademais, a medida que a pessoa escolheu pela modalidade, ela só poderá retornar ao saque-rescisão após período de 24 meses (2 anos).
Quando posso realizar o saque-aniversário do FGTS?
No momento, esta rodada do saque-aniversário está disponível para os beneficiários nascidos a partir de julho, dado que o prazo para os nascidos em junho terminou no dia 31 de agosto. Veja o calendário completo a seguir:
PS: Quem não retirar dinheiro até a data limite, terá o dinheiro devolvido para respectiva conta do Fundo de Garantia.
Como aderir ao saque aniversário?
Para aderir ao saque-aniversário, basta escolher pela modalidade até o ultimo dia do seu mês de nascimento através dos seguintes canais listados abaixo:
- Site da Caixa Eonômica;
- Aplicativo do fundo (FGTS da Caixa);
- Internet Banking;
- Agências da Caixa,
Cabe salientar que se a modalidade for aderida fora do prazo, o beneficiário só poderá realizar o saque no próximo calendário em 2022.
O post Saiba quem pode realizar o novo saque do FGTS ainda em 2021 apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui