
O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) permite ao trabalhador retirar uma parcela do saldo disponível em suas contas no fundo anualmente no mês de seu nascimento. A modalidade é opcional.
Quem tiver interesse em aderir ao saque-aniversário deverá optar até o último dia do mês de seu aniversário, caso queira ainda receber no mesmo ano. Quando a solicitação é feita após o mês de aniversário, a pessoa só poderá fazer o saque no ano seguinte.
Porém, é preciso estar atento a uma regra do saque-aniversário do FGTS, quando o trabalhador solicita a modalidade, perde o direito de sacar o total do saldo em caso de demissão sem justa causa. Tendo direito apenas a multa rescisória de 40%.
A Caixa Econômica Federal informa que o trabalhador pode desistir do saque-aniversário e voltar para a modalidade saque-rescisão, no entanto, essa alteração só vai se efetivar 25 meses depois da solicitação. O banco também divulgou que cerca de 1,3 milhão de brasileiros já aderiram ao saque-aniversário.
Como sacar o dinheiro do saque-aniversário?
O dinheiro do saque-aniversário pode ser retirado no caixa eletrônico, agências da Caixa, lotérica ou ainda por meio do saque digital. Para fazer o saque em lotéricas, basta ter o Cartão do Cidadão e a senha para sacar até R$ 3 mil.
Os valores do saque-aniversário do FGTS ficam disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês seguinte ao da aquisição do direito de saque.
Por exemplo, quem aderir ao saque-aniversário em janeiro, terá até o dia 31 de março de 2022 para retirar o dinheiro. Se o trabalhador não retirar o dinheiro no prazo, o valor volta para as suas contas do FGTS.
Quem pode aderir ao saque-aniversário?Todo trabalhador com carteira assinada pode solicitar a modalidade saque-aniversário, mesmo não estando em uma das situações previstas em lei que liberam o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O saque-aniversário é opcional e pode ser solicitado por meio do aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS. Sendo possível também pedir pelo site da Caixa Econômica Federal ou nas agências do banco. Para receber o dinheiro no mesmo ano, o trabalhador deverá optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de nascimento. Pedindo após o mês de aniversário, só receberá a partir do ano seguinte.
O valor a que o trabalhador que aderiu ao saque-aniversário tem direito a retirar a cada ano depende do saldo em cada conta do FGTS. As contas que tiverem saldo de até R$ 500, será possível a retirada de 50% do saldo. No entanto, o percentual cai, mas será paga um valor fixo adicional, que vai aumento de acordo com o saldo total:
Valores do saque-aniversário do FGTS
Calendário do saque-aniversário
A adesão à modalidade pode ser realizada até o último dia útil do mês de aniversário. Isto pode ser realizado através dos seguintes canais:
- Aplicativo do FGTS (disponível para Android e IOS);
- Site da Caixa Econômica Federal;
- Internet Banking (para correntistas do banco);
- Agências físicas da Caixa.
O post Saque-aniversário do FGTS: quem tem direito? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui