O Sebrae foi um dos vencedores, na tarde desta quarta-feira (14), do Prêmio do Comércio Exterior 2022, por conta dos seus esforços em auxiliar os micro e pequenos negócios no desafio de entrar no mercado internacional. O presidente do Sebrae, Carlos Melles, recebeu o prêmio, que é promovido pela Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), desde 2020.

Após receber o troféu na categoria Serviços, Melles contou falou os desafios que as MPE enfrentam quando buscam ultrapassar as fronteiras nacionais, além dos esforços do Sebrae para incentivar essa travessia. “Estamos criando agentes de desenvolvimento para ajudar no processo de internacionalização”, contou Melles, sobre os focos de atuação conjunta com agentes de educação, crédito assistido, e inovação, entre outros, para auxiliar os empreendedores.

As pequenas empresas brasileiras têm atuação no mercado nacional de forma similar às suas correspondentes em outros países, Melles explicou, com participação de cerca de 30% do PIB nacional. Porém, quando o assunto é exportação, elas apresentam resultados bem menos relevantes.

Há diversos problemas enfrentados pelas MPE, como o desconhecimento dos mercados internacionais onde atuar, o baixo volume de produção ou ainda a diminuta capacidade competitiva. Sem falar na ausência de mão de obra capacitada, dificuldade de acesso a crédito ou o famoso custo-Brasil. É nesse universo de demandas das micro e pequenas empresas que o Sebrae tem atuado. “Trabalhar na exportação digital é básico”, comentou o presidente do Sebrae, mencionando a solidificação do processo nos últimos anos, por conta da pandemia de covid: “Estamos buscando criar uma cultura nacional de exportação”.

Também presente no evento, que aconteceu em um hotel em Copacabana, na Zona Sul do Rio, o diretor-superintendente do Sebrae-RJ, Antonio Melo Alvarenga, contou um pouco da experiência fluminense, que também se reproduz em outras partes do país. Segundo ele, o Sebrae, além de ajudar no treinamento das micro e pequenas empresas, também promove viagens de intercâmbio com países de referência no mercado em questão. “Estamos com um grupo de empresários do Rio nesse momento nos EUA”, explicou, lembrando que há casos em que a promoção comercial é feita por meio de uma reunião virtual. “No estado do Rio, os segmentos que mais buscam esse tipo de inserção internacional são a moda e o de tecnologia, especialmente as startups de bases tecnológicas.”

Para participar do programa, que atende todo o país e dura de seis a oito meses, é preciso se inscrever no edital, que é aberto duas vezes por ano – sendo uma vez apenas para a base tecnológica.

Outros premiados

O Prêmio do Comércio Exterior 2022 contou ainda com a presença de profissionais do comércio exterior, representantes de instituições empresariais, autoridades governamentais além de dirigentes e conselheiros da Funcex. O Prêmio Personalidade do Ano do Comércio Exterior 2022 foi entregue ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Além da honraria ao ministro, houve também a distribuição de prêmios para diversos setores. O vencedor da categoria ESG foi a Dream Factory. Já em Inovação e Tecnologia, foi a vez da Huawei, por conta do processo de implantação do 5G no Brasil. Entre os atores institucionais, o governador do estado do Rio de Janeiro recebeu o prêmio, representado pelo secretário Nelson Rocha, da pasta de planejamento e gestão. Em Trade Finance, o Bradesco foi o agraciado. Por último, o padre Omar Raposo, do santuário Cristo Redentor, recebeu a homenagem pelo seu trabalho no setor de Turismo & Cultura.

Fonte: SEBRAE
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