
A Receita Federal do Brasil (RFB) disponibilizou a versão 7.7 do arquivo de Perguntas Frequentes referente ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Esta atualização incorpora o item 19.1, que versa sobre a Reforma Tributária, detalhando o tratamento escritural da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e do Imposto Seletivo (IS) no âmbito da EFD ICMS/IPI.
O novo direcionamento estabelece que CBS, IBS e IS devem compor o valor total do documento fiscal na escrituração, conforme exemplificado no Campo 12 (VL_DOC) do registro C100, excetuando-se o exercício fiscal de 2026.
Leia também:
- Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?
- Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026
- SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI
- Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional
- Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência
Por outro lado, a RFB salienta que os valores destes tributos não devem ser considerados no valor da operação nos registros de natureza analítica, como o Campo 05 (VL_OPR) do registro C190.
Tal orientação é mandatória para todos os documentos fiscais escriturados na EFD ICMS/IPI. O material integral está acessível no portal oficial do SPED, reiterando a política da RFB de oferecer suporte técnico claro e atualizado aos contribuintes e profissionais da área fiscal.
O post SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte: Jornal Contábil
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui


