O governo acabou com a exclusividade da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil no pagamento do seguro-desemprego e abono salarial.

A ideia é leiloar o serviço para bancos privados, assim como é feito com a folha de pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além de levantar recursos, a equipe econômica quer economizar algo em torno de R$ 160 milhões por ano.

A abertura do pagamento de abono salarial e seguro-desemprego para instituições financeiras privadas está prevista a medida provisória nº 905, divulgada pelo governo na segunda-feira para incentivar a criação de novos empregos para jovens entre 18 e 29 anos.

Com desoneração da folha e outros incentivos ao empregador, o governo pretende criar 1,8 milhão de empregos entre 2020 e 2022. Os benefícios são bancados pela taxação do seguro-desemprego.

Brasília: Prédio da Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Segundo o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, a permissão vai possibilitar que o governo tenha uma receita com os pagamentos.

O leilão desse serviço deve acontecer apenas após aprovação da medida provisória pelo Congresso Nacional. “Mas Caixa e BB continuarão sendo participantes importantes devido à capilaridade”, frisou Dalcolmo, acrescentando que há interesse do mercado em atuar com esse tipo de seguro.

Navegue por palavras Chaves

APOSENTADORIA
auxilio-doença
CAIXA
carreira
clt
CNPJ
Cofins
contabil
contabilidade
contador
contadores
CONTRIBUINTE
cpf
CSLL
declaração
EFD-REINF
EMPRESA
Empresas
esocial
FGTS
FISCO
ICMS
IMPOSTO
IMPOSTO DE RENDA
impostos
INSS
IRPF
IRPJ
lucro presumido
lucro real
MEI
negócios
Nota Fiscal
PIS
previdência social
RECEITA
receita federal
Reforma da Previdência
reforma trabalhista
SALÁRIO
simples nacional
sped
trabalhador
TRABALHO
tributos

O post INSS: Bancos poderão disputar seguro-desemprego apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui