Existe uma estabilidade chamada de pré-aposentadoria, no decorrer do texto vamos explicar quem tem direito e quando ela não pode ser aplicada.
É possível ser demitido (a) se estiver perto da aposentadoria? já adiantamos que a resposta é DEPENDE.
De acordo com a Lei o trabalhador que esteja próximo de se aposentar pode ser demitido (a) sem justa causa, mas existem algumas convenções coletivas de sindicatos que prevêem a chamada estabilidade pré-aposentadoria, é uma regra que determina que o trabalhador não possa ser demitido (a) quando estiver “quase aposentado”.
O prazo vai variar de acordo com cada categoria, mas na maioria das vezes vai de um a dois anos antes da aposentadoria.
Como saber se a categoria escolhida tem estabilidade?
Primeiramente é preciso procurar a convenção coletiva, que está disponível no sindicato da categoria.
Veja alguns exemplos de categoria que têm esse benefício:
- Metalúrgicos;
- Jornalistas;
- Professores;
- Comerciários.
Se você estiver em uma categoria que te dê estabilidade e for mandado embora sem justa causa nesse período, ele deverá ser reintegrado ao trabalho ou receber indenização.
E se houver uma demissão por justa causa?
Esta estabilidade pré-aposentadoria só vale para demissões sem justa causa, ou seja o empregado pode ser demitido por justa causa nesse período.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por: Laís Oliveira
O post Pré-aposentadoria: Posso ser demitido prestes a me aposentar? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui