O vigilante é um profissional encarregado de zelar pela integridade física e/ou material de pessoas, instalações, empresas, objetos, eventos ou instituições.
E o tema de hoje é específico para estes profissionais, que estão expostos diariamente a atividades perigosas e que podem dar direito a uma Aposentadoria Especial.
Atividades mais comuns exercidas pelo vigilante:
- Escolta armada em bancos;
- Segurança privada (guarda-costas, por exemplo);
- Segurança de instalações, como shoppings, hospitais, edifícios residenciais e Empresariais, entre outros;
- Auxílio em transporte de valores e carros-fortes.
O vigilante está sempre protegendo algo que possa ser roubado, danificado ou ferido, tendo o papel inicial de assegurar que nenhuma dessas coisas aconteça.
Como funciona a Aposentadoria Especial para o Vigilante?
Segundo a legislação, a Aposentadoria Especial será destinada, depois de cumprida a carência exigida, ao segurado que trabalhou sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou integridade física.
O fator especial da atividade do vigilante é a periculosidade, que põe em risco a integridade do trabalhador.
Na função em que exerce o vigilante, são necessários 25 anos de atividade especial para ter acesso ao benefício.
Lembrando que não são necessariamente 25 anos de atividade como vigilante, e que você poderia trabalhar por exemplo, 15 anos como vigilante e 10 como serralheiro, exposto a ruídos acima do permitido e que também requer 25 anos de atividade, o que totalizaria o tempo necessário para se aposentar.
É de extrema importância a realização de um planejamento previdenciário e o auxílio de um advogado especializado e de confiança, pois a organização e o auxílio de um profissional podem fazer a diferença na concessão do benefício.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post Como funciona a Aposentadoria especial do vigilante? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui