Muitas pessoas têm direito ao abono salarial, mas não sabem e acabam deixando de ganhar um bom dinheiro que pode ajudar muito nas despesas. É um benefício que o governo federal dá a alguns trabalhadores.
O valor que pode chegar a um salário mínimo e é pago para quem preencher alguns requisitos. O abono salarial é pago automaticamente aos trabalhadores da iniciativa privada e de empresas públicas que receberam, em média, até dois salários mínimos de remuneração nos últimos 12 meses.
A data de pagamento varia de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. Uma resolução publicada em 2019 determinou que os trabalhadores que não sacaram o Abono Salarial terão o prazo de até cinco anos para fazê-lo. Portanto, se você desconhecia este benefício e ainda não o sacou, ainda dá tempo.
Quer saber mais sobre os requisitos para sacar e como proceder? Acompanhe.
Quem pode sacar o abono salarial?
O Abono Salarial é pago ao trabalhador de empresas privadas cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos cinco anos ou trabalhadores de empresas públicas cadastrados no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), também no mínimo há cinco anos, que atendam os seguintes requisitos:
• Tenham trabalhado de forma remunerada para pessoa jurídica por pelo menos 30 dias seguidos ou não, no ano-base considerado para o cálculo do abono;
• Que receberam, em média, até dois salários mínimos durante o ano-base considerado para o cálculo do abono; e
• Que os dados tenham sido informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais ou E-social).
Quem não tem direito ao abono salarial?
Não tem direito ao abono o empregado doméstico, trabalhadores rurais empregados por pessoa física, trabalhadores urbanos empregados por pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.
O cálculo do valor é feito com base no salário mínimo e na quantidade de meses trabalhados com carteira assinada. O empregado que trabalhou mais tempo tem direito a um valor maior.
Como sacar o abono salarial?
Para os cadastrados no PIS, o saldo pode ser consultado no site da Caixa Econômica Federal. Para receber o valor, o cidadão pode ir até uma agência da Caixa com documento oficial de identidade com foto e CPF.
Para sacar o Abono Salarial nos caixas eletrônicos da Caixa, nas casas lotéricas ou nos correspondentes bancários da Caixa é preciso ter o Cartão Cidadão. Quem não tem conta, pode sacar o abono nos correspondentes bancários.
Para quem é cadastrado no PASEP, o saldo pode ser consultado no site do Banco do Brasil ou pelos telefones 4004-0001, 0800 729 0001 ou 158. Para receber o valor, o cidadão pode ir até uma agência do Banco do Brasil com documento oficial de identidade com foto e CPF.
Os correntistas das demais instituições financeiras podem encaminhar TED para conta de sua titularidade, via caixa eletrônico. Quem não tem conta, pode sacar o Abono Salarial nos correspondentes bancários.
Abono salarial 2021 será pago ano que vem
Já os que sabem desse direito e estavam esperando pela antecipação do abono vão ter que esperar até o próximo ano para receber o benefício.
O benefício era para começar a ser pago em julho deste ano para os brasileiros que trabalharam com carteira assinada em 2020. Milhões de pessoas esperavam até mesmo receber os valores antes do previsto, mas não ocorreu.
De acordo com o Ministério da Economia, os pagamentos do ano vigente 2020 iniciam a partir de janeiro de 2022 e já vão cair para todos os grupos com o novo valor do salário mínimo nacional a ser estabelecido em janeiro.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post Como faço para receber o abono salarial do PIS? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui