Abono Salarial - Imagem por @artalvesmon / freepik / editado por Jornal Contábil

O abono salarial do PIS/Pasep é um direito pago todos os anos aos trabalhadores de carteira assinada que recebem até dois salários mínimos. Em 2021, no entanto, os valores não foram repassados aos beneficiários, que devem ser pagos no ano que vem. 

Há a expectativa de que no próximo ano sejam pagos dois lotes do abono PIS/Pasep. Um referente ao ano-base de 2020 e o outro a 2021. O calendário para 2022 ainda não foi divulgado.

O governo federal ainda não sinalizou como será pago o abono do PIS/Pasep 2022. Alguns rumores, no entanto, apontam que os pagamentos possam começar a ser realizados em janeiro ou fevereiro do próximo ano.

Ainda há mais uma esperança: de que o PIS/Pasep seja pago duas vezes no ano de 2022. É que devido ao remanejamento orçamentário, o governo federal não realizou os pagamentos do ano-base de 2020, acumulando dois possíveis benefícios para o próximo ano.

O que é o abono PIS/Pasep e quem pode receber?

O abono salarial PIS/Pasep é destinado aos trabalhadores formais de órgãos públicos ou da iniciativa privada, que estejam inseridos nas seguintes regras:

  • Inscrição no PIS ou Pasep há, pelo menos, cinco anos;
  • Devem ter trabalhado, no mínimo, 30 dias no ano-base;
  • Ter ganhos mensais de até dois salários mínimos no período;
  • Ter registro na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Qual será o valor do abono salarial?

O abono salarial do PIS/Pasep é pago no valor de até um salário mínimo para aqueles trabalhadores que exerceram atividade ao longo do ano-base.

No entanto, somente quem trabalhou o ano todo tem direito a um salário mínimo, já quem trabalhou menos tempo recebe proporcional a quantidade de meses trabalhados.

Sendo assim, com o novo salário mínimo 2022 no valor de R$ 1.212, este deve ser o valor que os trabalhadores vão receber de PIS/Pasep no ano que vem:

O post Abono PIS/Pasep será liberado em janeiro? Quem pode receber? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui